MERCEDES-BENZ: Actros elétrico é testado por clientes há mais de um ano na Europa
MERCEDES-BENZ: Actros elétrico é testado por clientes há mais de um ano na Europa
O eActros, caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz, vem alcançando sucesso nos testes práticos realizados por clientes na Europa há mais de um ano. Como parte da “Frota de Inovação”, desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz Trucks forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição.
A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da Mercedes-Benz Trucks chegassem a diversas conclusões, que servem de referência para a produção em série do eActros, que deverá começar em 2021. Acima de tudo, os depoimentos dos clientes e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e operação totalmente silenciosa.
“Com certeza, estamos no caminho certo com relação ao conceito do eActros da Mercedes-Benz. Estou extremamente grato a nossos clientes, cujo apoio está trazendo uma valiosa contribuição rumo à produção em série desse caminhão”, ressalta Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.
Novas conclusões com base nos testes em condições reais
Uma das importantes conclusões dos testes práticos é que a autonomia de até 200 quilômetros do eActros é um número realista. Em termos de disponibilidade e desempenho, o eActros não é de maneira alguma inferior ao caminhão convencional com motor diesel. Os motoristas ficaram muito impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela experiência confortável e suave na condução. Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço.
eActros: livre de emissões para distribuição urbana em curta distância
O eActros se baseia no chassi do Actros da Mercedes-Benz. Entretanto, a arquitetura do veículo foi bastante remodelada para o sistema de propulsão elétrica e assim apresenta alta porcentagem de componentes específicos. Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um disponibilizando uma potência de 126 kW e torque máximo de 485 Nm. Além disso, a relação de transmissão utilizada leva os valores de propulsão a até 11.000 Nm em cada roda. Assim, a força de propulsão se equivale à de um caminhão convencional. Baterias de lítio-íon com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária. Dependendo da potência disponível para se realizar a carga, as baterias podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas (a 150 kW).
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil