MARCOPOLO E EMPRESAS RANDON AMPLIAM PARCERIA NO Centro Tecnológico Randon (CTR)
MARCOPOLO E EMPRESAS RANDON AMPLIAM PARCERIA NO Centro Tecnológico Randon (CTR)
Com pouco mais de um ano da parceria tecnológica para testes e validações, a Marcopolo e as Empresas Randon ampliam acordo para desenvolvimento conjunto no Centro Tecnológico Randon(CTR). O Centro disponibilizarou à Marcopolo, a partir desta quarta-feira (20/11), uma área de sigilo que será dedicada a estudos avançados de engenharia para seus ônibus. “A ampliação da parceria está alinhada à estratégia da Marcopolo de foco na qualidade, inovação e competitividade, e demonstra o sucesso alcançado pelas duas empresas, unindo conhecimento e experiências numa enorme sinergia vivencial em favor da excelência do produto final”, expressa o CEO da Marcopolo, James Bellini.
“Na prática, demonstramos a força da Serra Gaúcha como referência de um polo automotivo inovador, otimizando os recursos disponíveis e diminuindo custos com desenvolvimento num processo colaborativo, exatamente como exigem os modernos modelos de negócios”, diz o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon. Ele lembra que se trata de uma ação local que ganha amplitude global.
A área, com total confidencialidade e acesso restrito, conta com a estrutura tecnológica necessária para atender os profissionais da Marcopolo envolvidos no processo de validação dos projetos. “A sinergia entre as áreas técnicas já ocorre de forma intensa, a ponto de que as empresas conseguiram transcender os propósitos inicialmente estabelecidos”, acrescenta o COO da divisão Autopeças das Empresas Randon, Sérgio Carvalho. Exemplo disto são os estudos de correlações estruturais e elaboração de testes que visam a celeridade na validação de subsistemas do veículo, estudos estes que já se tornaram objeto de patente conjunta entre as Companhias.
A aproximação das duas empresas, que nasceram no mesmo ano, são líderes em seus respectivos segmentos e conquistaram o mercado internacional, já rendeu ótimos frutos. “Entre outros resultados, foram realizadas ações internacionais para mapeamento de parâmetros em diferentes rotas, bem como foram realizados estudos de correlações físico-virtuais para classificação de severidade para danos estruturais oriundos do tráfego nestas diferentes vias, e desenvolvimento de testes em componentes. O espaço, que será dedicado a estudos, inovações e desenvolvimentos avançados de engenharia, também proporcionará visitas de clientes, reiterando o nosso compromisso com a qualidade e confiabilidade dos produtos que fabricamos, explica o Diretor de Engenharia da Marcopolo, Luciano Resner.
Centro Tecnológico Randon(CTR)
Com a construção de uma nova área asfaltada de 53 mil m2, o Centro Tecnológico Randon (CTR) torna-se o primeiro da América Latina a contar com uma Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês). O avanço permitirá avaliações dinâmicas em veículos comerciais para desenvolvimento e homologação de sistemas de controle de estabilidade – uma demanda legal que passará a ser exigida para toda a frota brasileira a partir de 2022. A ampliação contará, também, com uma pista especial para testes de sistemas auxiliares de frenagem, o ABS. A pista terá 300 metros de comprimento e seis metros de largura, com áreas de escape para execução segura de manobras. Assim, o complexo se torna uma opção diferenciada para o mercado, com dimensões e capacidades de carga adequadas às Combinações de Veículos de Carga (CVCs) existentes no Brasil.
A previsão é de que as obras estejam concluídas na metade de 2020.
Fonte: SECCO – Consultoria de Comunicação