Lexus NX 300h 2020 chega com maisconectividade e segurança
Lexus NX 300h 2020 chega com maisconectividade e segurança
A Lexus anuncia o lançamento da linha 2020 do SUV compacto premium NX 300h, que chega ao mercado brasileiro equipado com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto em todas as versões. Outra novidade é o pacote de segurança ativa Lexus Safety System, composto por itens que garantem mais segurança ao motorista e demais ocupantes do veículo.
As três versões do NX disponíveis no mercado brasileiro são a Dynamic, Luxury e F-Sport, todas com itens de série que elevam o conforto a bordo e aprimoram a experiência de condução dos consumidores que privilegiam design moderno, desempenho superior, equipamentos de alta tecnologia e acabamento refinado.
A versão topo de linha, a F-Sport, agora é equipada com monitor de ponto cego, que avisa o motorista sobre a presença de outros veículos ao redor, além de uma câmera 360º, permitindo que o condutor tenha uma visão geral do tráfego e da área externa a fim de evitar acidentes em situações de manobra.
Desde que foi lançado por aqui com motorização exclusivamente híbrida, em 2018, o NX 300h marcou um novo e importante momento na trajetória da Lexus no Brasil em direção à eletrificação de todo o seu portfólio.
Conectividade
Com o objetivo de aprimorar a experiência de conectividade dos clientes, a Lexus oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay em todas as versões do novo NX 300h. Com uma interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.
LSS (Lexus Safety System)
O novo NX 300h será o segundo modelo da marca a contar com o Lexus Safety System. Antes dele, o modelo LS 500h já era equipado com os itens presentes no pacote de segurança. Quatro componentes desse sistema estarão disponíveis para todas as versões:
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): utiliza lasers, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40km/h) de acordo com o tráfego.
- Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
- Farol alto automático (Versão Dynamic) (AHB): acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista da frente e da mão contrária, ajudando a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.
- Farol com sistema adaptativo de iluminação (Luxury e F-Sport) (AHS): Adapta os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do condutor à frente e na mão contrária, mas mantém o farol alto nos pontos sem iluminação.
Já a configuração F-Sport conta agora, além dos itens acima, mais dois dispositivos inéditos de segurança. São eles:
- Blind Spot Monitor: monitor de ponto cego que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de um aviso no retrovisor externo do veículo.
- Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.
Configuração e desempenho do NX 300h
O sistema Lexus Hybrid Drive, que equipa a linha NX 300h 2020, combina o prazer de dirigir com um potente motor a gasolina com a economia proporcionada pelo motor elétrico. Dessa forma, o modelo possibilita uma experiência de condução extremamente confortável e silenciosa, além de estabelecer uma combinação implacável de desempenho, eficiência de combustível e redução na emissão de gases poluentes.
O sistema híbrido do NX 300h combina dois motores – um a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de imã permanente que propicia melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor a combustão tem potência de 155 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143 cv de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200 cv.
Para aprimorar a experiência de condução, o NX 300h conta com transmissão Hybrid Transaxle em todas as versões. Esse tipo de transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
Além disso, o modelo ainda dispõe sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
Todas as versões contam também com os modos de condução Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo SPORT +, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.
Somando todos os fatores citados acima, a melhoria atingida no consumo de combustível na cidade é de cerca de 52%, enquanto a redução na emissão de CO2 chega aos 26% (112 g/km), se comparado ao modelo equipado com motor somente a gasolina. Em 2019, o SUV compacto recebeu nota “A” na classificação da categoria de veículos extragrandes no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.
Design agressivo e marcante
A Lexus preservou para o modelo híbrido a forte essência do design do NX, que tem se mostrado atraente para os clientes que buscam um estilo agressivo, marcante e sofisticado. Com uma formatação corporal rígida e utilização de aço e alumínio de alta resistência e reforços estruturais, o modelo conta com as peças estrategicamente posicionadas para atingir o nível de leveza desejado.
Desde a linha 2018, os para-choques foram redesenhados para destacar a arquitetura agressiva do modelo, com uma expressão ainda mais ousada de diamante esculpido. Na dianteira, as versões Dynamic e Luxury possuem grade do tipo Spindle e linhas fluidas no capô e nas portas da frente, enquanto na versão F-Sport, a grade preenche amplamente a área frontal do veículo e conta com acabamento de alto brilho em forma de colmeia.
Além disso, toda a linha NX 300h tem rodas de liga leve aro 18”. Na versão Luxury, o acabamento é brilhante com revestimento metálico escuro. Já a F-Sport conta com finalização em dois tons, nas cores preto e prata, para reforçar ainda mais o apelo esportivo.
Fonte: RPMA Comunicação