Toyota Racing Series: Caio Collet tem fim de semana complicado em Pukekohe(NZL)
Toyota Racing Series: Caio Collet tem fim de semana complicado em Pukekohe(NZL)
Pelo quarto fim de semana consecutivo, pilotos e equipes da Toyota Racing Series seguiram acelerando no principal campeonato de monopostos da Nova Zelândia. A penúltima rodada tripla, realizada em Pukekohe Park, em Nova Zelândia, começou muito bem para o brasileiro Caio Collet, que liderou os treinos livres de sexta-feira (7). Uma forte batida na última sessão, no entanto, desencadeou alguns fatores que impediram o brasileiro de brigar pelas primeiras colocações nas corridas de sábado e domingo (8 e 9).
Após o incidente na sexta-feira, a equipe mtec Motorsport trabalhou forte no conserto do carro #23 e Collet conseguiu se classificar em quinto para a corrida 1, realizada no sábado. Na prova, o brasileiro vinha acompanhando o pelotão da frente, mas pouco depois da metade da disputa, uma quebra da suspensão fez o piloto sair da pista e bater, abandonando.
Como o grid da corrida 2, disputada domingo, seria definido pelo resultado da prova inicial, Collet foi obrigado a partir da 17ª posição. O piloto cruzou a linha de chegada em 14º.
Para a corrida 3, os pilotos realizaram um novo classificatório e, com problemas no motor, Collet não conseguiu ir além da 11ª posição no grid. Na disputa da prova, no entanto, o brasileiro exibiu sua melhor performance do fim de semana, ganhando posições e cruzando a linha de chegada em sétimo.
“Foi uma etapa bem difícil. Comecei bem, fui o mais rápido na sexta-feira, mas acabei batendo forte no último treino livre do dia e isso levou a uma sequência de acontecimentos ao longo do fim de semana”, contou Collet.
“Na primeira tomada, meu carro estava um pouco ‘torto’ da batida ainda, mas mesmo assim o quinto lugar não foi tão ruim. Mas, na corrida, infelizmente, tive uma quebra da suspensão e acabei batendo”, contou o piloto de 17 anos.
“No domingo, ainda sofri com problemas no motor. Perdia bastante rendimento na reta e não tinha muito o que fazer. Tanto na tomada, quanto nas duas corridas, a gente perdia bastante em velocidade final e até um pouco em saída de curva”, explicou o brasileiro, que está em oitavo na tabela de pontos.
“Uma pena todos esses acontecimentos, mas temos de seguir em frente, trabalhando e focados. Começamos o campeonato aqui fazendo a pole e cruzando a linha de chegada na frente. E espero encerrar a última etapa no fim de semana que vem lutando novamente por isso”, finalizou Collet, que é integrante do programa Renault Sport Academy.
No fim de semana que vem (15 e 16), acontece a última etapa da competição no circuito Chris Amon, em Feilding(NZL)
Esta é a primeira participação de Collet na Toyota Racing Series. O campeonato está sendo um importante preparativo para a temporada da Fórmula Renault Eurocup, que começa em abril.
Classificação, após 4 de 5 etapas (Top 10):
1. Liam Lawson (NZl) 286
2. Igor Fraga (Bra) 278
3. Franco Colapinto (Arg) 239
4. Yuki Tsunoda (Jap) 214
5. Grégoire Saucy (Sui) 197
6. Petr Ptacek (CZe) 185
7. Lirim Zendeli (Ale) 183
8. Caio Collet (Bra) 161
9. Ido Cohen (Isr) 139
10. Oliver Rasmussen (Din) 136
Fonte: FGcom