Goodyear dá dicas de como dirigir com segurança e descontos de até 25% na troca do pneu
Goodyear dá dicas de como dirigir com segurança e descontos de até 25% na troca do pneu
A Goodyear sempre alertou os seus consumidores sobre questões relacionadas à segurança e à conservação dos pneus. Calibrar os pneus com frequência, de acordo com as indicações dos fabricantes, por exemplo, oferece melhores condições de dirigibilidade do veículo, menor consumo de combustível e maior durabilidade aos compostos.
Esse é apenas um dos itens que deve ser levado em consideração quando se planeja uma viagem. Mas, para pegar a estrada para aproveitar o Carnaval com a família e/ou os amigos, porém, é preciso tomar alguns cuidados além da calibragem para viajar com segurança, sobretudo em um período em que milhões de veículos tomam conta das rodovias em todo o País.
Outro fator importante é a inspeção visual. Para trafegar com segurança, a banda do pneu deve estar em perfeitas condições, com uma profundidade aconselhada de até 1,6 mm, no mínimo. Quando estiver abaixo desta medida os pneus têm um desempenho reduzido, gerando imprecisões em situações que exigem frenagens ou nas manobras. Por fim, mas não menos importante, estão o alinhamento e balanceamento dos pneus que, além de oferecerem melhor dirigibilidade, são serviços essenciais para manter a durabilidade dos pneus.
Confira abaixo as principais dicas da Goodyear para uem vai viajar nesse Carnaval:
– Condições dos pneus:
Quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, podem ser considerados praticamente “carecas” e têm a sua segurança comprometida. As consequências são maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas, aumento da possibilidade de derrapar e necessidade de espaço maior para executar uma frenagem segura.
– Calibragem dos pneus:
A calibragem do pneu varia conforme o veículo (confira a recomendação do fabricante). Quando incorreta, a pressão pode prejudicar a dirigibilidade, deixando o pneu mais suscetível a cortes e impactos, além de diminuir a sua vida útil e gerar maior consumo de combustível. A calibragem deve ser feita, de preferência, com os pneus frios.
– Estepe:
Muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e checar suas condições gerais.
– Alinhamento e balanceamento do veículo:
Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.
– Imprevistos acontecem:
Diante de um imprevisto, como um pneu furado, pane ou acidente, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a pelo menos 30 metros da traseira do veículo e, se possível, evite parar em curvas ou logo após, ou em qualquer local de difícil visualização do veículo parado.
– Em chuvas:
Em caso de chuva, diminua a velocidade e aumente a distância do carro da frente, já que a frenagem fica prejudicada nessas condições. No caso de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e não pise nos freios até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista.
– Não se esqueça dos sapatos:
Da mesma forma que os pneus servem fora do carro para aderir à superfície da estrada durante condições de clima chuvoso, a aderência do calçado dentro do carro também é importante. Cuidado com tapetes molhados ou solas úmidas de sapato ou bota, pois isso pode fazer com que os pés do motorista escorreguem sobre pedais.
Fonte: deal H+K Strategies