McLaren Senna GTR destinado à América Latina é mostrada em São Paulo
McLaren Senna GTR destinado à América Latina é mostrada em São Paulo
Com a presença de presidentes e diretores da McLaren São Paulo, da Fundação Lia Maria Aguiar e de Senna Brands, foi apresentada nesta terça-feira (18/02) na sede da McLaren São Paulo a única unidade do McLaren Senna GTR destinada ao mercado latino-americano. O superesportivo de 825 HP, feito unicamente para uso em pistas, teve somente 75 unidades comercializadas, destinadas apenas aos compradores de um dos 500 McLaren Senna homologados para uso em vias públicas.
A apresentação do McLaren Senna GTR foi antecedida pelos pronunciamentos de Henry Visconde, Presidente da McLaren São Paulo; Bruno Bonifacio, General Manager da McLaren São Paulo; sra. Lia Maria Aguiar, Presidente da Fundação que leva seu nome, e Luiz Goshima, Diretor; e Thiago Fernandes, Diretor de Senna Brands. Também estava presente a sra. Bianca Senna, CEO de Senna Brands. Em seguida, os jornalistas presentes assistiram uma apresentação dos jovens do coral da Fundação Lia Maria Aguiar. Eles entoaram o “Tema da Vitória”, a música que marcou as conquistas de Ayrton Senna nas transmissões de Fórmula 1 pela televisão brasileira. Coube a eles a honra de tirar a capa que cobria o McLaren Senna GTR.
O McLaren Senna GTR ficará aos cuidados da Fundação Lia Maria Aguiar. Seu diretor, Luiz Goshima, anunciou a construção de um museu de automóveis ligado à Fundação, com abertura prevista para 2021. Nele, os alunos da Fundação terão contato com automóveis de diversas épocas em atividades diversas. Até a inauguração do museu, o McLaren Senna GTR ficará abrigado em local não divulgado.
“O McLaren Senna GTR é um exemplo perfeito da nossa determinação de trazer aos nossos clientes a expressão definitiva do desempenho e da excitação da pilotagem em pista. O McLaren Senna foi projetado desde o início para ser um carro de pista extremo, mas o McLaren Senna GTR Concept de 2018 sugeriu quanto mais poderíamos ir. Agora, livres das restrições da legislação sobre carros de estrada e das regras de competição do automobilismo, chegamos aos limites do que é tecnicamente possível para avançar por completo a capacidade de pilotagem em circuitos para outro nível.” – Mike Flewitt, diretor executivo da McLaren Automotive
O McLaren Senna GTR por dentro
O McLaren Senna GTR tem direção na esquerda, reconhecendo o fato de que a mão de direção é menos relevante em um carro de pista, bem como o fato de que a maioria dos compradores está localizada em mercados com mão de direção à esquerda. O banco de corrida leve de fibra de carbono tem aprovação da FIA, bem como o cinto de segurança de seis pontos. Um assento de passageiro está disponível como opcional sem custo. Como convém a um carro somente para pistas, a cabine não tem airbags, nem sistema de entretenimento e outros sistemas de auxílio ao motorista. Há um acabamento acetinado para os elementos de fibra de carbono do interior, as soleiras são cobertas com carpete preto – o único carpete do carro, na verdade – e o teto é de Alcantara®.
O conjunto de instrumentos escamoteável e o volante do carro de estrada foram substituídos por itens de especificação de corrida. A tela do piloto exibe os principais dados nas formas mais simples, com uma linha de LEDs de mudança de marchas ao longo da borda superior. LEDs na lateral do habitáculo avisam a diminuição da distância em relação ao carro de trás por meio do sistema de radar anti-colisão de série, usado por carros de corridas de endurance de nível superior. Uma tela central adicional, substituindo a tela touch-screen do McLaren Senna, mostra a vista da câmera montada na parte de trás.
O volante é baseado no do carro GT3, mas com funcionalidade diferente para os botões, de acordo com o ethos de “um botão/uma função” da cabine. O volante tem borboletas de mudança de marcha integrads, é ajustável em altura e profundidade e possui sistema de liberação rápida.
O Senna GTR é equipado com um rádio de comunicação do box para o carro e duas câmeras on-board: uma voltada para a frente e outra na cabine. Há botões on-off simples para controle de largada, controle de velocidade no pit Lane e configuração dinâmica de chuva leve. Assim como no McLaren Senna, o botão de partida do motor é montado no teto. E quando esse grande botão vermelho é pressionado, o McLaren Senna GTR ganha vida, pronto para entregar as emoções definitivas na pista de sua escolha. Os afortunados 75 compradores já estão começando a pensar seriamente sobre onde vão…
Fonte: LetraNova Comunicação