CEO da AUDI AG Markus Duesmann apresenta projeto Artemis
A equipe do projeto terá um amplo grau de liberdade e trabalhará globalmente, do polo de alta tecnologia do INCampus em Ingolstadt, Alemanha, até a costa oeste dos Estados Unidos. Serviços digitais serão fornecidos por uma unidade do próprio Grupo, a car.Software.org, que também será baseada em Ingolstadt. Artemis focará em novas tecnologias para condução elétrica altamente automatizada. Sua primeira tarefa é criar um veículo elétrico altamente eficiente que está programado para rodar já em 2024. A equipe criativa também desenvolverá um extenso ecossistema ao redor do veículo, projetando assim um novo modelo de negócios para toda a fase de uso.
Alex Hitzinger, responsável pelo Artemis, se reportará diretamente a Markus Duesmann a partir de 1º de junho de 2020. Hitzinger era Membro do Conselho da Administração da Volkswagen para Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Volkswagen, além de Vice-Presidente Sênior do Grupo Volkswagen responsável por direção autônoma. “Eu valorizo Alex Hitzinger por seus esforços em inovação e implementação. Necessitamos dessas duas qualidades para fazer mais avanços tecnológicos”, declarou o CEO Duesmann da Audi, que também tem responsabilidade total por pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen. “Também confio em sua especialização para integrar conquistas futuras em novos produtos junto com os departamentos de desenvolvimento de nossas principais marcas do Grupo. A médio prazo, espero que Artemis forneça um modelo de processo de desenvolvimento acelerado no Grupo, tão ágil como em uma equipe de competição”.
Hitzinger começou sua carreira automotiva como engenheiro de desenvolvimento na Toyota Motorsport. Na Ford/Cosworth, foi o mais jovem engenheiro chefe de desenvolvimento na Fórmula 1. Sob sua liderança, o primeiro motor da Fórmula 1 com rotações de até 20.000 rpm foi criado em 2006. Após passagem na Red Bull Technology, Hitzinger juntou-se ao Grupo Volkswagen pela primeira vez e construiu a equipe muito bem sucedida em motorsport na Porsche, que venceu as 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance de 2015 a 2017. Após três anos na Apple em Silicon Valley, Estados Unidos, onde estabeleceu e gerenciou o desenvolvimento de produto para veículos autônomos, Hitzinger retornou ao Grupo Volkswagen em 2019 para desenvolver a condução autônoma e a ID.BUZZ nos Veículos Comerciais da VW.
Fonte: AUDI do Brasil