RENAULT DO BRASIL RECEBE SELO DE MANTENEDOR DO CUBO ITAÚ
RENAULT DO BRASIL RECEBE SELO DE MANTENEDOR DO CUBO ITAÚ
Esta semana, o Cubo Itaú, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, concedeu selos às empresas mantenedoras e startups. O objetivo da categoria “Mantenedor” é reconhecer empresas que apoiam a inovação e o empreendedorismo no Brasil. Em abril de 2019, a Renault inaugurou um Renault Lab no Cubo, com o objetivo alinhado ao propósito do hub: conectar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para inovar, buscar novos modelos de negócio, novas formas de trabalhar e desafiar o status quo, visando um mundo melhor.
“A Renault está continuamente inovando para oferecer soluções que facilitem a vida do cliente. Para nós é muito importante termos o Renault Lab no Cubo Itaú fazendo parte do nosso ecossistema de inovação que conta ainda com outros seis Labs, sendo o América Digital Hub em São Paulo, além de quatro Labs dentro de universidades no Paraná e o Creative lab dentro da nossa fábrica em São José dos Pinhais (PR)”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Renata Zanuto, co-head do Cubo, observa que desde a sua criação o centro de fomento ao empreendedorismo faz com que empresas que fazem parte da comunidade se tornem referência em inovação. “Com a criação do selo essa proposta pode ser concretizada e passará a ser exibida e facilmente identificada por quem quer que busque essa chancela”, diz.
INOVAÇÃO NA RENAULT DO BRASIL
O Complexo Ayrton Senna, localizado no Paraná, foi a primeira planta industrial da América Latina reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial por inovações relativas à Indústria 4.0. O reconhecimento se deve à capacidade de adotar e escalar tecnologias, gerando impacto positivo para a indústria. As inovações estão implementadas em diversos setores da montadora, como contratações e treinamentos, processo produtivo e comercialização de veículos (Loja Renault). Um dos fatores essenciais para a conquista do reconhecimento foi o robusto ecossistema de inovação da marca no Brasil.
Ecossistema de inovação
Para continuar inovando e desenvolvendo soluções disruptivas, a Renault implementou no Brasil um ecossistema de inovação, com presença em universidades, centros acadêmicos e hubs, como o próprio Cubo Itaú, em São Paulo. Atualmente, a Renault já conta com sete ambientes, cinco deles inaugurados em 2019. Fazem parte do ecossistema de inovação da Renault: Renault LAB no Cubo Itaú, Renault LAB no Sistema FIEP, na Universidade Positivo, FAE e UFPR em Curitiba, Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.
O America Digital Hub, é focado no desenvolvimento e aceleração de projetos digitais. Já o Creative Lab desenvolve diversos projetos para a linha de produção. Com as impressoras 3D, o espaço produz protótipos para testes e até equipamentos que podem ser utilizados durante o processo produtivo, o que reduz custo e tempo para a companhia, pois os processos estão acontecendo dentro da organização, sem depender de terceiros.
Fonte: RENAULT do Brasil