Ram 1500 TRX: edição de lançamento da picape se esgota em 3 horas
Ram 1500 TRX: edição de lançamento da picape de produção em massa mais rápida, veloz e potente do mundo se esgota em 3 horas
A nova Ram 1500 TRX é a predadora do mundo das picapes e consolida a Ram como líder em picapes off-road na América do Norte. E tão logo ela foi apresentada, a edição Launch Edition se esgotou em cerca de apenas três horas, com exatos 702 pedidos preenchidos. O número de exemplares se refere à potência do motor em hp (horse-power), medida utilizada nos Estados Unidos.
Além da exclusiva pintura cinza Anvil, a Ram 1500 TRX Launch Edition se distingue por um emblema vermelho de alumínio escovado no console, identificando se tratar de uma série limitada. O equipamento de série da Launch Edition inclui itens como Head-up Display, rodas especiais, prontas para beadlocks, áudio Harman Kardon com 19 alto-falantes e grafismos na carroceria. A produção começará no início do quarto trimestre, na fábrica de Sterling Heights, no estado norte-americano de Michigan.
Impulsionada pelo motor HEMI® V8 de 6,2 litros com compressor, de 711 cv de potência, a TRX aumenta a linha de modelos da marca, estabelecendo novos padrões de potência e desempenho entre as picapes de sua categoria.
“A nova Ram TRX define a referência para picapes de desempenho extremo e solidifica a posição da marca como líder de picapes off-road”, disse Mike Koval, chefe da marca Ram para a América do Norte. “A Ram tem um forte histórico de picapes de alto desempenho e a TRX enriquece isso ao expandir a linha de serviços leves com a melhor combinação de desempenho, capacidade, luxo e tecnologia do segmento.”
Gerando 711 cv de potência e 89,9 kgfm de torque, o poderoso propulsor leva a Ram TRX à velocidade máxima de 190 km/h. Combinado ao câmbio automático de oito velocidades TorqueFlite de alta capacidade de torque, a picape atinge um novo nível de desempenho ao acelerar de 0 a 96 km/h (60 milhas por hora) em 4,5 segundos e de 0 a 402 m (quarto de milha) em 12,9 segundos, atingindo 174 km/h.
Com confiabilidade e alta performance comprovadas, o motor entrega muita força para sessões de condução prolongadas sem diminuição do desempenho. Outros números de destaque da Ram TRX são as capacidades de imersão, de 81 cm, e de reboque, de 3.674 kg.
Design agressivo mas funcional
A nova Ram TRX apresenta uma postura agressiva, graças à carroceria “impossivelmente” larga e musculosa. Como um lutador de MMA vestindo um smoking feito sob medida, a picape faz uma declaração visual impactante com formato de “ampulheta” que apresenta para-lamas alargados para cobrir os pneus todo-terreno de 35 polegadas 325/65 R18 Wrangler, da Goodyear.
A TRX é 20 cm mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500, e os extensores das caixas de roda ajudam a compensar um aumento de 15 cm na bitola. Normalmente, uma Ram 1500 tem roda de tala 8”, mas a equipe de design da TRX teve de acomodar uma roda de tala 9”.
A abertura do capô (scoop) é responsável por 50% do ar que entra no motor HEMI V8 de 6,2 litros com compressor, enquanto os outros 50% entram pela grade. Neste caso, incluindo o próprio emblema RAM, que é vazado e maior que nas outras versões. Os elementos de design são complementados por detalhes secundários, como a cortina de ar funcional logo ao lado dos faróis, aliviando as zonas de alta pressão nos cantos dianteiros e permitindo que o ar passe pelos para-lamas. Os faróis de LED com máscara negra e projetores bi-funcionais duplos são de série.
Interior com materiais premium
A Ram TRX combina novos recursos, tecnologia e materiais premium autênticos com desempenho extremo, qualidade de referência no segmento, conforto e durabilidade. A equipe de design de interiores escolheu texturas e cores e acabamentos especiais, a exemplo do painel de instrumentos revestido de couro, para proporcionar luxo inesperado por toda a cabine.
São três opções de interior, incluindo tecido e vinil premium ou couro premium e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono. Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais aperfeiçoados e logotipos bordados. Também novo é o volante de base reta com assinatura da SRT, com opção de toques de camurça e fibra de carbono, auxiliando numa condução mais esportiva. Pela primeira vez numa picape Ram há paddle shifters, de alumínio, que se estendem por cima e por baixo dos raios do volante, permitindo ao motorista escolher a marcha mais adequada com a ponta dos dedos.
O seletor de modo de direção foi integrado ao painel, acima dos interruptores da caixa de transferência e oferece diferentes modos de operação, indicados por um pictograma TRX: Normal, Molhado/Neve, Off-road e Baja. O botão do controle de arrancada (Launch Control) está bem ao alcance do condutor, à direita dos interruptores da caixa de transferência.
Reforçando a vocação de desempenho da TRX, uma inédita unidade Head-up Display opcional pode mostrar no campo de visão do condutor, logo acima do painel, até cinco áreas de conteúdo diferentes ao mesmo tempo, incluindo aviso de mudança de faixa (Lane Departure), assistente de manutenção de faixa) Lane Keep Assist, controle adaptativo de velocidade, navegação curva-a-curva, velocidade atual, marcha engatada e limite de velocidade.
Uma placa de especificações personalizadas no console ostenta dados como o motor que está sob o capô, o tipo de compressor que a Ram TRX usa, a potência e o número do chassi.
Fonte: FCA