GINCANA do CAMINHONEIRO: PELAS ESTRADAS GAÚCHAS PARADA PROGRAMADA EM CANGUÇU(RS)
tdPELAS ESTRADAS GAÚCHAS, 29ª GINCANA DO CAMINHONEIRO TEM PARADA PROGRAMADA EM CANGUÇU(RS)
No início da próxima semana, nos dias 26 e 27 de agosto, o Posto Fita Azul, localizado no Km 140 da BR 392, em Canguçu(RS), será palco de mais uma etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro em solo gaúcho!
A ação, que está na estrada desde meados de junho e, no Rio Grande do Sul, já passou pela cidade de Lajeado, segue sua meta de realizar 90 etapas e percorrer 27 mil km para ir ao encontro de caminhoneiros, com a proposta de fazer com que tenham um momento ‘seu’, com cuidados pessoais e de saúde, além de motivá-los diante do atual comportamento social. Isso tudo graças a uma parceria com os postos da Rede Siga Bem da Petrobras que, junto com a IVECO, patrocinam a temporada da Gincana do Caminhoneiro.
A programação – que conta com o apoio Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura – inclui um circuito de atendimentos rápidos de saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).
Durante os dois dias no Posto Fita Azul, os estradeiros receberão orientações sobre novos hábitos para evitar o contágio e a propagação do Coronavírus, como distanciamento social, higienização pessoal e da cabine do caminhão, utilização de equipamento para proteção individual (como máscaras), lavagem das mãos sempre que possível, uso de álcool gel, reforçando, assim, a proteção de todos os profissionais envolvidos na cadeia do transporte.
Na etapa de Canguçu(RS) da 29ª Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro é ainda convidado a colocar em prática esses ensinamentos. Com o auxílio de um instrutor, irá para uma pista montada na arena da Gincana do Caminhoneiro dar uma volta num caminhão IVECO Tector e vivenciar os cuidados necessários para evitar a propagação do Coronavírus, recebendo indicações de como fazer a sua higienização pessoal e também da cabine na hora de ir para a estrada. Poderá ainda mostrar que é bom de volante no comando do caminhão, percorrendo um trajeto entre cones, como se estivesse desviando dos buracos na estrada, com o objetivo de não derrubar nenhum deles.
Para participar da 29ª Gincana do Caminhoneiro, o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E. E, embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R﹩ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.
Em sua segunda fase – que vai da 19ª a 36ª etapa -, a 29ª Gincana do Caminhoneiro vai classificar mais um profissional do volante em Canguçu(RS). No total, serão 18 caminhoneiros, que estarão reunidos na segunda semifinal do evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, na cidade baiana de Santo Estevão, para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector zero km.
Fonte: LILÁS Comunicação