DICA: Troca correta do óleo do diferencial garante mais vida útil ao sistema do eixo
Troca correta do óleo do diferencial garante mais vida útil ao sistema do eixo
Tão importante quanto a substituição do óleo do motor dentro dos prazos estabelecidos pela fabricante, a troca do lubrificante dos diferenciais dos eixos trativos de veículos pesados é essencial para o bom funcionamento de todo o sistema. Isso porque as engrenagens hipoidais e cônicas que trabalham dentro do diferencial, incluindo o pinhão e a coroa, são responsáveis por transferir a força que vem do motor, transmissão e cardan para os semieixos e, consequentemente, às rodas.
Segundo Fernando Martinez, engenheiro do Produto da Meritor Brasil, “as engrenagens do diferencial têm a função de multiplicar o torque do motor, realizando a transição da força longitudinal do cardan para a transversal por meio da coroa ou do par coroa e pinhão”. A todo instante em que o torque se multiplica com a redução do sistema de powertrain (motor e transmissão) e vai para o diferencial, seu conjunto trabalha com extrema pressão e requer um óleo lubrificante de boa qualidade e recomendado pela fabricante, seja do veículo ou pela Meritor, líder no fornecimento de eixos trativos.
O óleo lubrificante multiviscoso para os diferenciais dos eixos trativos mantém uma película protetora entre os dentes das engrenagens, nos roletes dos rolamentos e nos lábios dos vedadores durante as operações. A periodicidade de troca varia de acordo com a aplicação e severidade das operações e deve ser realizada pelo usuário de acordo com as recomendações que constam no manual do fabricante.
O engenheiro da Meritor recomenda ainda a verificação periódica do volume do óleo por meio do bujão de nível (reservatório), localizado no próprio eixo. “Dependendo das condições de uso, vale retirar amostras e checar a coloração do lubrificante”, diz Martinez. Ainda de acordo com ele, “o óleo precisa circular por todas as partes do sistema. O baixo nível pode influenciar na lubrificação das extremidades do eixo, prejudicando o rolamento das rodas e do pinhão, danificando as engrenagens. Nesse caso, haverá a necessidade de troca de todo o sistema do diferencial do equipamento”.
Linha de óleos Meritor – A fabricante oferece no mercado brasileiro a linha de óleo lubrificantes multiviscosos para diferenciais em seus eixos trativos, disponível nas versões sintético (especificação 75W-90) e mineral (especificação 85W-140). Para suportar pressões extremas das operações, o óleo lubrificante do diferencial é testado e aprovado pela empresa em laboratórios e em teste em campo.
O produto premium traz alta performance devido aos óleos básicos minerais e sintéticos, incluindo um pacote de aditivos de alta qualidade que proporciona maior proteção antidesgaste, anticorrosiva e antioxidante. O aditivo de extrema pressão (EP) assegura, mesmo em uso severo, excelente estabilidade térmica. Os óleos lubrificantes da Meritor impedem a formação de fungos e borras, de oxidantes, de corrosão e de desgaste das peças. Ainda contam com pacote de aditivos balanceado que assegura a durabilidade do óleo e desempenho na performance de lubrificação.
Em ambas versões, sintético e mineral, a formulação dos lubrificantes, aprovada na ANP, reforça e garante os intervalos de troca, quantidade em litros para cada tipo de eixo e desempenho exigidos pela Meritor e pelas montadoras, dependendo do tipo de aplicação do veículo. A linha de lubrificantes da Meritor está disponível nas lojas de autopeças especializadas no segmento com opções de caixa com 12 vasilhames de 1 litro e galão de 20 litros.
Fonte: TEXTO Final