Ford promove a I Semana da Pessoa com Deficiência no Brasil
Ford promove a I Semana da Pessoa com Deficiência no Brasil
A Ford promove a I Semana da Pessoa com Deficiência no Brasil, de 21 a 23 de setembro, com palestras virtuais para todos os seus colaboradores visando a debater temas importantes sobre capacitismo – termo utilizado para se referir ao preconceito contra pessoas com deficiência – e empregabilidade, entre outros.
“O evento marca o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, e reforça o compromisso da Ford em tornar seu ambiente cada vez mais inclusivo, além de levar conhecimento a seus colaboradores”, destaca Cícero Melo, gerente geral da Troller e funcionário da Ford há mais de 35 anos. Melo é deficiente auditivo e será um dos palestrantes do evento.
A programação inclui uma palestra sobre capacitismo, que abordará a importância de se falar sobre o tema e como as pessoas podem se tornar aliadas da causa. A palestra será ministrada por Victor Di Marco, ator e cineasta que, por meio de suas obras, faz reflexões sobre o corpo e suas deformações.
A criação dos filhos e o poder da inclusão é outro tema que será abordado. O objetivo é apresentar formas de incentivar os filhos a serem pessoas inclusivas e agentes de transformação de uma cultura atualmente segregativa. O tema será apresentado por Mariana Rosa, mulher com deficiência, jornalista, escritora e mãe da Alice, que tem paralisia cerebral. Membro do Coletivo Helen Keller, Mariana também é pesquisadora de educação inclusiva.
Haverá ainda um encontro virtual sobre empregabilidade, promovendo o debate a respeito do mercado de trabalho para pessoas com deficiência e a importância de uma liderança inclusiva, desde o processo seletivo até o acompanhamento da carreira. Cícero Melo mediará o debate com profissionais de outras grandes empresas e vai relatar a sua experiência enquanto deficiente auditivo e a importância da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
A I Semana da Pessoa com Deficiência Ford Brasil é realizada pelo grupo de afinidade Ford Empowering Diverse Abilities (FEDA), que tem como foco ações internas para o desenvolvimento e bem-estar da pessoa com deficiência na Ford. Dentre as ações realizadas recentemente, estão a vistoria feita por funcionários com algum tipo de deficiência na nova sede administrativa da empresa, em São Paulo, para conferir e assegurar a acessibilidade ao local, e a instalação de piso tátil, rampas de acesso e banheiros adaptados na Fábrica de Camaçari.
Fonte:FORD do Brasil