Chery Comemora 21 Anos da Produção do Seu Primeiro Motor no Salão do Automóvel de Pequim
Chery Comemora 21 Anos da Produção do Seu Primeiro Motor no Salão do Automóvel de Pequim
A Chery escolheu o Salão de Pequim, que começou no dia 26 de setembro e vai até 2 de outubro, para comemorar os 21 anos da fabricação de seu primeiro motor. Hoje, o ACTECO, como é batizado, está na sua terceira geração e equipa o Tiggo 8, SUV Premium de sete lugares recém lançado pela CAOA CHERY no Brasil.
Com potência máxima de 187 cv a 5.500 RPM e o torque máximo de 275 Nm (28 kgfm) de 2.000 a 4.000 RPM, o Acteco 1.6 Turbo GDI do Tiggo 8, é movido a gasolina, tem injeção direta, quatro cilindros, 16 válvulas e é equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). O propulsor recebeu recentemente o título China Heart como um dos 10 melhores motores do ano na China (2019).
Três Gerações de Motores
O primeiro motor da Chery saiu da linha de produção em maio de 1999. Naquela época, a fabricação ainda era feita com parceiros estrangeiros, pois ainda não detinha totalmente o know-how para produzir os propulsores. Em seguida, a empresa investiu cerca de 2 bilhões de yuans e, em cooperação com a AVL, na Áustria, desenvolveu sua primeira série de motores.
Em 2003, a primeira geração do motor Chery ACTECO saiu oficialmente da linha de produção. Seis anos depois, em 2009, veio a segunda geração com maiores índices de potência, economia e emissão, o propulsor ganhou maior otimização em estrutura e ficou mais leve. Isso foi apontado como um grande avanço da indústria para aquela época. Nas versões 1.6DVVT / 1.5DVVT / 1.0TCI / 1.5TCI, foi montado em vários modelos das séries Chery Arrizo e Tiggo.
A terceira geração chegou em 2018, nas versões, 1.6TGDI, 1.5TGDI e 1.2TGDI, apresentando 37,1% de eficiência térmica. Foi o primeiro propulsor a adotar cinco tecnologias principais da Chery, incluindo sistema de combustão iHEC (inteligente), sistema de gerenciamento térmico de aquecimento rápido, tecnologia de reforço de resposta rápida, tecnologia de redução de atrito e tecnologia leve.
Utilizando novos materiais, como bloco de cilindro de liga de alumínio de fundição de alta pressão e novas tecnologias, como design integrado modular e otimização de topologia estrutural, o motor é 21 quilos mais leve que seu antecessor, o que possibilita maior economia de combustível e melhor potência.
Fonte: SD & PRESS