Toyota Corolla: 12ª geração completa um ano na liderança do mercado brasileiro
Toyota Corolla: 12ª geração completa um ano na liderança do mercado brasileiro
O Toyota Corolla chegou em sua 12ª geração no Brasil como um divisor de águas na indústria automotiva. Primeiro veículo híbrido com motor flex do mundo e primeiro produzido no País, a mais nova geração do modelo completa um ano com mais de 42 mil unidades comercializadas e se consolida na liderança de seu segmento com 50% de participação em 2020.
O Corolla, que tem mais de 50 anos de existência e 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 1966, sempre se manteve fiel à sua filosofia de oferecer qualidade, durabilidade e confiabilidade. Na última geração foi acrescentada mais uma premissa: inovação. A versão híbrida, que combina três motores, sendo dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex, já vendeu aproximadamente 10 mil unidades. Hoje, é o carro-chefe da Toyota no processo de hibridização no País.
O sedã conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de dez marchas e injeção direta e o inédito sistema híbrido, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil.
Para isso, o sedã vem aprimorando a cada geração suas qualidades globais, como sua construção e confiabilidade, e adicional tecnologia e inovação para fazer ainda mais diferença na mobilidade dos consumidores que buscam um veículo inteligente, conectado e sustentável, com um design completamente renovado e tecnologias inéditas para o segmento. Essa liderança no mercado brasileiro reforça a estratégia da marca de ouvir, cada vez mais, as necessidades dos clientes e no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva entorno de suas plantas.
Tecnologia – o sistema híbrido flex
Inédito no mercado brasileiro, o sistema combina três motores, sendo um a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 rpm, quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 giros, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse propulsor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, o que garante economia, aceleração suave e conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
Para a alimentação dos motores elétricos do Corolla, o sedã é equipado com uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, localizada embaixo do banco traseiro. Esta configuração reduz o centro de gravidade e aprimora a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno.
Já a transmissão Hybrid Transaxle funciona por meio de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, e contribui para a economia de combustível.
Além disso, a versão híbrida conta com um sistema de freios regenerativos, que acumula energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, o que alimenta a bateria híbrida. Essa combinação permite maior autonomia ao modelo no modo elétrico, e também contribui para a economia de combustível.
Tecnologia a favor da segurança
Considerado o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil, o Toyota Corolla é equipado desde a versão de entrada GLi com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e mais.
Já as versões Altis a combustão e híbrida recebem o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), sistema que conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Nesse pacote, estão incluídas as tecnologias:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*
O Sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA)*
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. O sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
Faróis altos automáticos (AHB)*
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem ofuscar os outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos conforme a situação.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control”, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a imagem da câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
Fonte: RPMA Comunicação