CITROËN 2 CV CHARLESTON COMPLETA 40 ANOS – Ficha Técnica
CITROËN 2 CV CHARLESTON COMPLETA 40 ANOS
Há 40 anos, a Citroën lançou uma série especial de 8.000 exemplares chamada “Charleston”, a um preço de 24.800 francos. Como dizia o comunicado à época: “para satisfazer os ‘puristas’ do 2CV, os faróis são redondos com caixa vermelha”. Chique e peculiar, o 2 CV 6 Charleston incorporou o mais alto grau de acabamento e potência vistos no 2 CV.
A partir do ano seguinte, em julho de 1981, o sucesso foi tal que a edição limitada tornou-se ilimitada: passou a ser produzida em série na fábrica de Levallois, e integrou o catálogo da linha Citroën. Esta versão produzida em massa difere da edição limitada pela adoção de faróis cromados e estofamento cinza decorado com estampas em formato de diamantes.
Oferecido pela primeira vez nas cores Red Delage e Preto, o modelo ainda recebeu uma variante em Helios Yellow e Preto em julho de 1982, que, em julho de 1983, foi substituída por uma versão pintada em dois tons de cinza, Nocturne Grey e Cormorant Grey.
A produção continuou em 1988 na fábrica de Mangualde, em Portugal. Em 27 de julho de 1990, às 16h30, os dois últimos 2 CV saíram da linha de montagem: um 2 CV 6 Charleston Nocturne cinza e outro Cormorant Grey. No total, foram 5.114.969 unidades produzidas do 2CV.
O ‘Deux pattes’ continua a ser um ícone na história automotiva e reúne um grande número de colecionadores em todo o mundo. A Charleston contribui para esse sucesso, tendo participado nos últimos 10 anos de fabricação.
Hoje, um 2CV Charleston em boas condições está avaliado em € 14.500 para a série limitada e € 10.500 para a versão convencional.
2 CV CHARLESTON, UM ENCANTO RETRÔ
O 2 CV 6 Charleston tem todo o encanto e simplicidade do 2 CV, mas permite-se agregar com toda harmonia um toque adicional de alegria e elegância. Possui uma pintura bicolor inimitável cujos tons são separados por um recorte arredondado, que lembra as linhas do protótipo 2 CV de 1939. A cor mais escura cobre a parte inferior da carroceria, os para-lamas e também o teto até o topo do para-brisa. A cor mais clara cobre o porta-malas, o capô, a janela e a moldura do para-brisa, assim como as rodas. Duas linhas brancas contornam a parte superior das janelas, seguindo o seu arredondamento e, acima, um anel cromado enfeita a maçaneta das portas. Enquanto a edição limitada Charleston recebe faróis em vermelho Delage, os modelos produzidos em série têm faróis cromados. Os para-choques são pintados em cinza metálico e um adesivo com o monograma identifica o modelo no porta-malas. As soleiras laterais recebem hastes cromadas, enquanto as rodas são dotadas de calotas também cromadas, inspiradas no Dyane. Com o mesmo nível de acabamento do 2 CV 6 Club, o painel está equipado com o velocímetro grande e botões retangulares para operar os controles do limpador, luzes do pisca alerta e o indicador de nível de fluído de freios. Há também o volante característico do modelo que tem sido usado no topo da gama 2 CVs desde 1976. Ele ainda conta com duas paletas quebra sol, uma das quais está equipada com um espelho de maquilagem para o passageiro. Atrás deles estão os dois ganchos de liberação da parte superior para que possam ser abertos por dentro.
O interior das portas é forrado com tecido cinza e uma tira de plástico preto, incluindo a alça em sua moldura para facilitar o fechamento. O 2 CV 6 Charleston recebe, em sua edição limitada, estofamento “Pieds de Coq “ enquanto a versão destinada para a série ilimitada é fornecida com estofamento cinza decorado com padrões em forma de diamante.
Ao contrário do 2 CV 6 Club e do Spècial, a opção de embreagem centrífuga não está disponível. Quando foi lançado e ao longo de sua história, o motor do 2 CV 6 Charleston não sofreu nenhuma modificação notável. Portanto, é oferecido com o motor A06 / 635, com potência de 29 cv DIN a 5750 rpm. As performances se devem graças à adoção de um carburador Solex 26/35 CSIC de cano duplo em 1978. De resto, este motor de 602 cm³, instalado em fevereiro de 1970, mantém suas características principais. O diâmetro e o curso ainda são de 74×70 mm, resultando em uma taxa de compressão de 8,5 e um torque de 4 mkg a 3500 rpm. O equipamento elétrico de 12 volts possui um alternador de 28 amperes conectado por uma correia a uma polia que aciona a hélice de refrigeração de 9 pás. A suspensão é uma interação entre as rodas dianteiras e traseiras equipadas com molas helicoidais. Os freios a tambor dianteiro e traseiro são controlados por um único cilindro mestre.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 3,83m
Largura: 1,48m
Altura: 1,60m
Distância entre eixos: 2,40m
Número de assentos: 4
Motor: A06 / 635
Cilindrada: 602 cm3
Diâmetro: 74 mm
Curso: 70 mm
Relação de compressão: 8,5
Torque: 4mkg a 3500 rpm
Combustível: Gasolina
Potência fiscal: 3 CV
Potência real: 29hp DIN a 5750 rpm
Pneus: 125/15
Relação potência / peso: 17,0
Peso vazio em ordem de marcha: 560 kg
Freios Dianteiros: a tambor e freios a disco de 1982
Freios Traseiros: a tambor
Freio de mão: controle mecânico nos freios dianteiros
Fonte: CITRÖEN Brasil