VW dá 10 dicas sobre o ACC(Adaptive Cruise Control)
Veja 10 coisas que você precisa saber sobre o ‘Adaptive Cruise Control’, o ACC
“O Adaptive Cruise Control(ACC) é uma evolução do ‘Controlador de Velocidade’, que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança dele e dos demais passageiros”, explica Antonio Carnielli Jr., Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento. “Importante ressaltar que o ACC é um assistente de condução, portanto todas as decisões ao volante permanecem sob a responsabilidade do motorista”, completa o executivo.
Para explicar em detalhes o funcionamento do ACC, preparamos uma lista completa com 10 informações que todos precisam saber sobre este moderno assistente de condução.
1 – O ACC TEM DUAS FUNÇÕES BÁSICAS
Todo Adaptive Cruise Control tem duas funções básicas: manter, a partir de ajustes pré-estabelecidos pelo motorista, a velocidade do carro e a distância em relação ao veículo que trafega à frente, controlando automaticamente as acelerações e frenagens. Desta maneira, o ACC entrega conforto e segurança ao motorista e aos passageiros.
2 – UM ASSISTENTE DE CONDUÇÃO, NÃO UM MOTORISTA PARTICULAR
O ACC não é um recurso de direção autônoma, e sim uma tecnologia que auxilia o motorista durante a condução, tornando-a mais confortável e segura. Ou seja, a responsabilidade das tomadas de decisões ao volante são únicas e exclusivas do motorista, que deve manter 100% da atenção na via durante toda a viagem.
3 – NÃO EXISTE ACC SEM FRONT ASSIST
Todo veículo da Volkswagen com Adaptive Cruise Control é equipado também com o Front Assist, tecnologia que está sempre ativa (ao contrário do ACC) e que monitora a aproximação do carro à frente, freando o veículo automaticamente em uma situação de risco iminente, independente da velocidade que estiver. Ao detectar uma rápida aproximação em relação a um carro adiante, o Front Assist emite um aviso sonoro e outro luminoso, e dá uma ‘cutucada’ no freio, alertando o motorista. Na sequência, vai aumentando a força de frenagem até a parada total do carro.
No caso do Nivus, quando o ACC, que pode ser acionado a partir de 30 km/h, estiver funcionado, o Front Assist está monitorando todo o tráfego adiante. Abaixo de 20 km/h, quando o ACC não pode ser ligado ou é desabilitado automaticamente, o Front Assist permanece acionado, monitorando a situação do trânsito à frente.
4 – DISTÂNCIA MÍNIMA DE SEGURANÇA
Além do conforto, o Adaptive Cruise Control também entrega segurança. Por isso, no momento em que o motorista está ajustando a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente, o sistema automaticamente determina uma distância mínima necessária de segurança. Desta maneira, em uma situação de risco iminente, o motorista terá condições de evitar um acidente. Se depender apenas do ACC, o motorista nunca ‘anda colado’ ao carro à frente.
5 – ‘QUEM’ FAZ A LEITURA DO TRÁFEGO À FRENTE?
Resposta: um radar! Este equipamento tem a mesma finalidade dos utilizados em aeronaves, realizando a ‘varredura’ do trânsito à frente, detectando a presença de outros veículos e mandando constantemente informações à central eletrônica do sistema, que, a partir delas, toma as decisões de frear ou acelerar. No Nivus, este radar está posicionado atrás do novo logo da Volkswagen, na grade frontal.
6 – DESENVOLVIDO PARA O TRÂNSITO
O radar utilizado no Adaptive Cruise Control foi desenvolvido para atender às necessidades de um ambiente viário, como ruas, avenidas e estradas, sendo projetado para detectar veículos parados e em movimento.
7 – TODO ACC É IGUAL?
A resposta para esta pergunta é “não”. Dentro da Volkswagen, um ACC pode oferecer mais recursos do que outro, dependendo modelo. O Adaptive Cruise Control que irá equipar o novo Taos, a partir do segundo trimestre do ano que vem, terá a função ‘Stop & Go’, que faz o carro parar completamente, caso o veículo à frente também pare, e retoma a velocidade assim que o veículo adiante volte a acelerar.
No Nivus, o ACC funciona de outra forma. Quando o carro à frente começa a frear e reduzir a velocidade, o ACC fará o Nivus baixar a velocidade automaticamente até os 20 km/h. A partir deste ponto, o sistema irá alertar o motorista que ele precisa assumir o controle total do veículo, pois ele será desativado automaticamente e o motorista deverá reassumir o controle total do carro.
8 – ACC NÃO ULTRAPASSA PELA DIREITA
Para reduzir os riscos de um acidente, o sistema não realiza ultrapassagens pela direita em rodovia e a velocidades acima de 80 km/h. No caso de um carro estar na pista da esquerda impedindo que o veículo atrás (com o ACC ligado) ultrapasse, mesmo o motorista mudando para a faixa da direita para tentar efetuar a manobra, o Adaptive Cruise Control
faz a leitura da situação e não realiza a ultrapassagem pela direita. Para executar a manobra, o motorista terá que assumir o controle de todas as ações do veículo, pisando no acelerador e assim desabilitando o ACC, momentaneamente.
9 – REASSUMA O CONTROLE QUANDO QUISER
Mesmo com o ACC em funcionamento, o motorista é responsável por conduzir o veículo, tomando todas as decisões. O que muitos não sabem é que, ao tocar no pedal do freio ou simplesmente pressionar a tecla ‘Cancel’ no volante multifuncional, o sistema será desligado automaticamente, por entender que o condutor quer o controle total do veículo ou que a situação necessita da intervenção humana imediata.
10 – PISAR NO ACELERADOR NÃO DESLIGA O ACC
Ao contrário do que muitos imaginam, pisar no acelerador “não” desabilita automaticamente o ACC, pois o sistema entende que o motorista, por alguma necessidade, foi obrigado a exigir mais torque e potência do motor. Durante a manobra, o Adaptive Cruise Control fica em ‘stand by’. Após a conclusão da manobra, o condutor pode tirar novamente o pé do acelerador completamente que o ACC voltará a funcionar a partir dos ajustes pré-estabelecidos de velocidade e distância em relação ao carro à frente.
Fonte: VOLKSWAGEN do Brasil