GM revela transformação para liderar futuro 100% elétrico na CES
GM revela transformação para liderar futuro 100% elétrico na CES
A visão de futuro da General Motors é o mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. A chave para isso é a eletrificação.
“Hoje, a penetração global de mercado dos EVs é de cerca de três por cento. Acreditamos que tudo está prestes a mudar. Este momento provará ser um ponto de inflexão. O momento em que a dependência de veículos movidos a gasolina e diesel começará a transição para um futuro totalmente elétrico. E a GM pretende liderar essa mudança. Temos a tecnologia, o talento e a ambição para cumprir esse compromisso“, afirmou Mary Barra, CEO da GM, na palestra de abertura do CES 2021.
Ultium
A Ultium é uma plataforma de EVs em hiperescala com o poder de transformar quase todos os tipos de veículos em elétricos. É uma combinação de arquitetura de bateria inovadora, sistemas de propulsão elétrica altamente flexíveis e uma célula de bateria comum que fornecerá energia a toda uma gama de veículos elétricos de nova geração.
“A base da nossa abordagem com essa plataforma é um design de célula único e comum que pode ser usado em todos os nossos veículos. Essas serão as melhores células do setor, otimizadas para fornecer energia suficiente para vários projetos de veículos. Fabricamos essas células internamente como parte de uma joint venture com a LG Chem”, revelou Mei Cai, gerente de laboratório da GM.
As células produzirão 60% mais capacidade de energia do que as existentes hoje e usarão um design retangular plano, que reduz o espaço entre células e pode ser empilhado com mais eficiência em módulos para maior densidade de energia em um espaço menor.
O empilhamento vertical de células dentro dos módulos nos ajuda a construir caminhões, SUVs e grandes crossovers. O empilhamento horizontal permite veículos de desempenho rebaixado. E entre os dois, há a plataforma para crossovers de tamanho médio e compacto.
A General Motors será a primeira montadora a usar um sistema de gerenciamento de bateria quase totalmente sem fio para seus veículos elétricos. O sistema monitora e equilibra a química da célula em uma base constante, garantindo desempenho ideal e capacidade de carga.
Finalmente, os módulos são colocados na bateria do veículo – um invólucro estrutural que se dobra como parte do chassi do veículo e protege as células de danos em caso de acidente.
O resultado de todas essas inovações é uma bateria que produzirá até 724km de alcance com uma única carga, com custo quase 40% menor e com 25% menos peso do que as baterias elétricas atuais.
“Já estamos trabalhando em nossa química de bateria de alta energia de nova geração que reduzirá ainda mais a dependência de cobalto e níquel, ao mesmo tempo em que reduz os custos em 60% em comparação às baterias atuais. Estimamos que essas baterias de metal de lítio fornecerão o dobro da densidade de energia até mesmo da célula de bateria de Ultium, fornecendo um alcance de 800 a 950km com uma única carga”, explicou Mei Cai.
A Vehicle Intelligence Platform (VIP) da GM possui e software que mantém tudo funcionando. É uma nova arquitetura elétrica digital inovadora que fornece comunicação mais rápidas entre os sistemas do veículo e o mundo exterior e é capaz de gerenciar 4,5 terabytes de potência de processamento de dados por hora – um aumento de cinco vezes na capacidade em relação à arquitetura elétrica atual da GM.
Fonte: GM America do Sul