DICAS: COBREQ dá dicas para montagem e desmontagem de pastilhas de freio
Dicas para montagem e desmontagem da pastilha de freio Fiat Nova Strada, com e sem isolador de ruído
A pick-up Nova Fiat Strada, lançada esse ano, pertence à segunda geração de veículos da marca Fiat. Para atender a linha e o mercado de reposição, a Cobreq, marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, desenvolveu com alta tecnologia e exigentes requisitos de qualidade o jogo de pastilha de freio, disponível nas versões com e sem isolador de ruido, modelo N-772 e N-2129 respectivamente.
“A pastilha de freio é uma das peças mais importantes de todo o sistema. É por isso que, além da qualidade do produto é essencial que a montagem e desmontagem da peça seja feita da forma correta, respeitando todas as etapas e detalhes recomendados, dessa forma é possível proporcionar uma experiência segura ao condutor. Desenvolvemos um material com essas dicas, justamente para facilitar o trabalho dos profissionais e também para garantir a melhor eficiência da pastilha”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.
Detalhes do freio
As pinças de freio, dos dois modelos de pastilha, possuem 2 pares de “molas de retorno” que são móveis e montadas por baixo. É necessário ter um cuidado redobrado com as molas durante o processo de montagem e desmontagem, afinal elas são responsáveis pelo retorno das pastilhas quando o freio não está acionado.
Desmontagem das pastilhas
Para retirar as pastilhas é preciso fazer a remoção, de forma cuidadosa, da mola estabilizadora externa, soltar o pino deslizante e bascular a pinça, para ter acesso as pastilhas. Com habilidade e força, usando de preferência as duas mãos, é necessário desencaixar as “molas de retorno”, puxando para o sentido do eixo. Depois disso é indicado retirar a pastilha externa e depois a interna.
Montagem das pastilhas
Antes da montagem é preciso avaliar as condições gerais dos freios como limpeza, lubrificação, pinos deslizantes e borrachas, sempre com atenção às “molas de retorno”, que não podem estar torcidas nem amassadas. Depois disso, no caso da pastilha N-772, remova os papéis protetores dos isoladores antirruído e instale a pastilha interna e externa. Já para as pastilhas N-2129, sem isolador de ruído, é só começar o processo de montagem na etapa de instalação interna e externa. Com o posicionamento e espaçamento ideal entre as pastilhas, encaixe as molas de retorno uma a uma. Por fim, retorne a pinça para a posição original, aperte o pino deslizante e instale a mola estabilizadora externa.
Fonte: ALFAPRESS