Mercedes-Benz lança ônibus urbano Super Padron
Mercedes-Benz lança ônibus urbano Super Padron para até 100 passageiros
Atenta às demandas dos clientes e às tendências de mercado, a Mercedes-Benz amplia o seu portfólio de ônibus com a chegada do Super Padron O 500 R 1830, o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento.
“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cv do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”.
O novo Super Padron O 500 R 1830 4×2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros, a fim de ampliar a mais completa linha de ônibus do País. “No entanto, a queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, nos levou a antecipar o lançamento do Super Padron”, afirma Walter Barbosa. “Dessa forma, podemos atender à necessidade das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças a flexibilização do chassi 4×2”.
“Ainda com relação aos custos operacionais, outra grande vantagem do nosso Super Padron 4×2 é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6×2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros”, destaca Walter Barbosa. “Outro ponto importante é que o Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Mesmo que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários”.
A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo para a redução do consumo de combustível.
Novo chassi permite a instalação de carrocerias de até 5 portas
O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.
Os clientes podem escolher entre três versões de layout do novo Super Padron O 500 R 1830 4×2. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.
Uma outra versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. A maior lotação é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores e as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.
Câmbio automático com retarder e suspensão totalmente pneumática
Outro importante diferencial de mercado do Super Padron Mercedes-Benz em relação à concorrência é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.
O alto padrão de conforto da linha O 500 é amplamente reconhecido no mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, destacando-se pela suspensão totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na parte traseira. Isso traz comodidade e bem-estar a bordo para os passageiros e conforto de dirigibilidade para o motorista.
Para promover mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, o Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. Além disso, a posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, o que facilita o acesso e também proporciona maior conforto para os motoristas.
No quesito segurança, o Super Padron se destaca por freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios.
Super Padron oferece mais conforto, segurança e tecnologia para motoristas
“O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel. Além disso, a coluna de direção regulável oferece mais ergonomia para o condutor do veículo”, afirma Walter Barbosa. “E mais: o novo recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Isso se dá por meio de quatro pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor”.
O novo modelo de ônibus possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação bastante comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.
Novo O 500 é solução para o novo cenário do transporte coletivo
“Com esse novo modelo da linha de O 500 urbanos, buscamos ajudar os clientes a superar os desafios da pandemia, que afetou a todos”, diz Walter Barbosa. “Para se ter uma ideia, no auge da quarentena, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Hoje, apenas 30 a 40% dos passageiros vem utilizando o ônibus nas cidades. No segmento rodoviário, a queda já foi de 90% e, agora, o número de passageiros está entre 50 e 60%. O mercado espera que o aumento da vacinação reverta essa tendência. Quando isso ocorrer, mais uma vez, estaremos ao lado dos clientes para oferecer as soluções mais adequadas ao novo cenário do transporte coletivo urbano, o que é o caso do O 500 R 1830 de dois eixos”.
Fonte: MERCEDES-BENZ do Brasil