Sumitomo Rubber do Brasil se inspira em filosofia japones
Sumitomo Rubber do Brasil se inspira em filosofia japonesa para promover o bem-estar social
Sumitomo Rubber do Brasil se inspira em filosofia japonesa para promover o bem-estar social
instalada na cidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná, a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil trouxe mais do que o desenvolvimento econômico para a região metropolitana de Curitiba.
Por meio do programa GENKI, criado pelo Grupo Sumitomo Rubber, a empresa ampliou sua atuação social e ambiental no entorno da fábrica e conseguiu resultados expressivos em 2020.
A palavra GENKI tem como um de seus significados a energia em japonês e é uma filosofia e diretriz que tem como objetivo o aprimoramento de relações interpessoais, responsabilidades sociais, bem-estar, avanço tecnológico, contribuição para o meio ambiente dos colaboradores e demais públicos impactados pela operação da empresa.
Veja abaixo cada letra do programa, que carrega em si um significado especial, e os resultados das ações correspondentes que foram destaque em 2020:
- G (green / verde) – ações que tenham o objetivo de ajudar a reduzir o aquecimento global, preservar a biodiversidade e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.
- Dentro dessa vertente, grupos de colaboradores plantaram mais de 500 mudas de árvores nas dependências da fábrica, atividade que incentiva e aumenta o cuidado com a natureza.
- E (ecology / ecologia) – ações que auxiliam na redução de emissões de CO2, na conscientização da importância da reciclagem e promoção da gestão ambiental global.
- Com temas mensais como economia de energia, meio ambiente e prevenção de incêndio, a empresa criou diversos comunicados e vídeos com conteúdo relevante, levando informações atualizadas para conscientização de todos. Além disso, a Sumitomo Rubber do Brasil preza pela sociedade sustentável e trabalha com responsabilidade ambiental em todos os seus processos.
- N (next / desenvolvimento de novos projetos) – ações que busquem o desenvolvimento de novos produtos e produtos ambientalmente amigáveis, buscando segurança, conforto, economia e qualidade.
No mês de novembro, considerado o mês da Qualidade, a empresa trabalhou com atividades inovadoras para incentivar a participação dos colaboradores e aumentar a conscientização da importância da qualidade.
K (kindness / bem-estar) – ações que promovam o desenvolvimento das pessoas e tornem o trabalho mais recompensador, buscando um ambiente seguro e amigável para os colaboradores.
Em fevereiro de 2020, antes do anúncio da pandemia, a empresa promoveu o Dia da Família, no qual os colaboradores aproveitaram para levar seus familiares para visitar a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil e passar uma manhã diferente e agradável.
No mês considerado da Segurança, em abril do mesmo ano, foram promovidas algumas dinâmicas para enfatizar a importância do tema.
I (integrity / integridade) – ações que contribuam com a sociedade onde estamos inseridos, através de trabalhos voluntários, ações de doações, mantendo a contribuição social em constante movimento.
Além das doações de cestas de natal para um lar de acolhimento na cidade de Quitandinha, no Paraná, a empresa manteve junto com seus colaboradores, durante a pandemia, uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para beneficiar moradores de Fazenda Rio Grande em situação de vulnerabilidade. A ação apoiou 05 entidades e as doações arrecadadas possibilitaram a montagem de 3.085 cestas básicas. Em dezembro, a empresa doou pneus para uma escola municipal de Fazenda Rio Grande para a construção de um playground que poderá beneficiar até 800 crianças.
“O Programa GENKI é um orgulho para nós do Grupo Sumitomo. Por meio dele conseguimos realizar diversas ações de apoio tanto aos colaboradores quanto à comunidade local. Buscamos ano a ano aperfeiçoar o programa para estar cada vez mais sintonizados com esta proposta de termos um ambiente de trabalho sempre positivo e acolhedor e ainda contribuindo para a comunidade local onde estamos inseridos,” destaca Carine Metring, Coordenadora de Recursos Humanos na Dunlop.
Em paralelo com as ações do GENKI, a empresa também enfatizou ações de segurança referente à Covid-19 e foi criado um comitê de prevenção com patrulhas e mapas de controle, “Kiken Yochi” de prevenção, que significa um formulário de prevenção para mitigar riscos, cartilhas com todos os cuidados necessários e um vídeo com mensagens de conscientização, gravado pelos filhos dos funcionários da fábrica.
As atividades do GENKI continuarão a ser implementadas durante 2021, um ano ainda mais especial para a Sumitomo Rubber do Brasil. A empresa comemora os 10 anos de operação no país com uma série de novidades para marcar a data.
Fonte: LVBA Comunicação