Mercedes-Benz: 65 anos na produção de caminhões e ônibus no Brasil
Mercedes-Benz: 65 anos de pioneirismo e inovação na produção de caminhões e ônibus no Brasil
O primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no Brasil, em 1956, eram da marca Mercedes-Benz. Esse pionerismo é ainda mais significativo, por se tratar também dos primeiros veículos comerciais com motores a diesel, conceito trazido pela Empresa ao País.
O L 312 e o LP 312 saíram da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, dando impulso extraordinário ao desenvolvimento e à história da indústria automobilística nacional. Próxima dos 65 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. E, dessa mesma fábrica, sai hoje o Novo Actros, primeiro produto da marca na era 4.0 e o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do mercado, agregando ainda mais eficiência e valor às operações dos nossos clientes.
A inauguração oficial da primeira fábrica da Mercedes-Benz do Brasil ocorreu em 28 de setembro de 1956, contando com a presença de muitos convidados e autoridades, entre elas o então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Desde este período, a Companhia de origem alemã tornou-se uma referência na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais no País e para exportações, como também no desenvolvimento tecnológico e na geração de soluções para as demandas do transporte de cargas e de passageiros. Com base em seu espírito pioneiro e inovador, a Empresa sempre esteve à frente do desenvolvimento, ditando tendências de mercado e atendendo às necessidades de transporte dos seus clientes.
“Com muito orgulho e satisfação, nossa Empresa se aproxima de completar 65 anos de atividade, um período muito bem vivido, que vem abrindo novos horizontes para o setor automotivo brasileiro. Nesse período, nos dedicamos a atender às necessidades do transporte do País e dos nossos clientes, contruindo também para o desenvolimento da indústria e da economia nacionais. Somos gratos por essa longa parceria e fidelidade de nossos clientes, concessionários, fornecedores e, especialmente, pelos milhares de colaboradores que contribuíram para a construção dessa bela história e do legado para a sociedade”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Trouxemos o DNA de qualidade superior, de pionerismo e de inovação da Mercedes-Benz para o Brasil e aqui sempre plantamos e colhemos muitos frutos. Em todas as estradas, ruas e campos, em qualquer canto desse imenso país de dimensões continentais, a estrela de três pontas ilumina os caminhos de muitas pessoas e isso nos motiva a seguir em frente, pensando em novas soluções para todos que movem o mundo, hoje e no futuro. Atualmente, 4 em cada 10 caminhões em circulação no Brasil e 6 em cada 10 ônibus rodando pelas cidades são Mercedes-Benz e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade”.
Mercedes-Benz do Brasil é a primeira montadora de veículos comerciais na aplicação da indústria 4.0
Quase seis décadas e meia depois, a Mercedes-Benz do Brasil novamente ocupa o ponto mais alto da inovação e pioneirismo: a Empresa é a primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais no País. Em 2018, inaugurou a Linha de Caminhões 4.0 na planta de São Bernardo do Campo, seguida, em 2019, pela Linha de Cabinas e, em 2020, pela Linha de chassis de Ônibus. Em 2021, será a vez da Linha de Agregados 4.0 (motores, câmbios e eixos).
O avanço dos conceitos da Indústria 4.0 coloca a Mercedes-Benz do Brasil num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial.
Os conceitos da Indústria 4.0 revolucionaram os processos de produção de caminhões e ônibus na Mercedes-Benz. Tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas já estão presentes no dia a dia da Empresa, juntamente com tecnologias como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto. O uso de recursos inovadores aprimora as condições de trabalho para os colaboradores e aumenta a eficiência para atendimento aos clientes.
A nova Fábrica 4.0 traz ganhos de eficiência em produção e logística, graças a exemplos como a redução de armazéns de peças, aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha e redução do tempo de armazenamento de componentes. Tudo isso se traduz em maior agilidade, eficiência e produtividade, com muitos outros ganhos a serem somados com a evolução constante dessa revolução industrial.
Uma nova era da interação entre homens e tecnologia, com os colaboradores no comando da Indústria 4.0
Os próprios colaboradores tiveram participação decisiva na concepção do ambiente de trabalho das novas linhas de montagem de caminhões, cabinas e chassis de ônibus, o que resultou em melhor ergonomia e segurança, com reflexos muito positivos em produtividade.
A nova Fábrica 4.0 se destaca também pelo uso de avançadas soluções – inéditas tanto na Empresa, quanto para a Daimler Trucks & Buses e em veículos comerciais no País – como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto, ferramentas inovadoras para uma nova realidade nas linhas de produção. Essas tecnologias trazem ganhos importantes de ergonomia, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.
Os avanços da Indústria 4.0 também abrangem outras áreas como o CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), em São Bernardo do Campo. Em Iracemápolis (SP), a Indústria 4.0 também envolveu o Campo de Provas de caminhões e ônibus e o futuro Centro de Testes, em parceria com a Bosch, para testes em todos os tipos de veículos. Em Juiz de Fora (MG) a transformação tecnológica também chegou à produção de cabinas de caminhões; e, em Campinas (SP), nas áreas de Serviços e na Central de Relacionamento com Clientes.
Companhia mantém investimentos e confiança no Brasil
Ao longo desses 65 anos, a Mercedes-Benz nunca deixou de investir no Brasil, acreditando no potencial de mercado e na economia do País. Atualmente, está em andamento um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões para o período 2018 a 2022. Esse montante engloba a expansão da Indústria 4.0, desenvolvimento e produção dos caminhões extrapesados Novo Actros e desenvolvimento de novos produtos – caminhões e chassis de ônibus – e serviços de conectividade.
Somando os R$ 3,2 bilhões dos ciclos de investimentos de 2010 a 2017, são R$ 5,6 bilhões aportados pela Companhia no Brasil em 13 anos. Além desse valor, R$ 90 milhões foram destinados ao Campo de Provas de Iracemápolis e, em parceria com a Bosch, mais R$ 70 milhões (50% cada empresa) estão sendo aplicados na construção do Centro de Testes Veiculares.
“Esses investimentos tornam a Mercedes-Benz do Brasil ainda mais preparada para atender nosso cliente, criando valor, qualidade, confiabilidade e eficiência. E, assim, a torna mais moderna, competitiva e preparada para os novos tempos do País, como também a coloca em uma posição de vanguarda para enfretar os desafios da mobilidade e da sustentabilidade. Assim, a Mercedes-Benz assume um papel preponderante no ecossistema do transporte responsável, estabelecendo compromisso com os clientes e parceiros e com a sociedade como um todo, para hoje e para o futuro”, ressalta Karl Deppen.
Segundo o executivo, “somos apaixonados por atender nossos clientes. E, para isso, estamos sempre atentos ao que eles nos dizem, afinal, As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada Voz”.
Fonte: MERCEDES-BENZ do Brasil