FORD apresenta o novo SUV BRONCO SPORT – Ficha Técnica
Ford lança o Bronco Sport: um SUV imbatível no off-road, exclusivo e versátil na cidade
O Bronco Sport, lançamento mais esperado da Ford este ano, começou a ser vendido no Brasil. Herdeiro do carisma e tradição do Bronco, que se tornou um ícone 4×4 nos Estados Unidos, o utilitário esportivo global de nova geração vem recheado de tecnologia e traz outra característica ímpar no segmento: a versatilidade. Além da excepcional capacidade off-road, é um veículo perfeito para o uso diário, com alto padrão de requinte, segurança, conveniência e conectividade.
“Estamos muito empolgados em trazer mais este produto global e icônico para o Brasil, com um pacote completo e único no segmento”, diz Antonio Baltar Jr., diretor executivo da Ford. “O Bronco Sport é um SUV para clientes que buscam exclusividade, estão conectados com as últimas tendências e tecnologias e valorizam os momentos de lazer, com a confiança de poder ir a qualquer lugar com alto desempenho, estilo e segurança.”
O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17” e pneus todo-terreno. Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu imbatível desempenho fora de estrada.
Além de 9 airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, completa, inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular. E também é rápido: acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar. Lançado por R$256.900, com todos esses atributos, o Bronco Sport oferece um conjunto superior ao dos competidores diretos da mesma faixa de preço.
Experiência do usuário
O Bronco Sport é um dos primeiros projetos a usar o novo processo de desenvolvimento do produto da Ford focado na experiência do usuário, em que a equipe de designers e engenheiros se coloca no papel dos clientes para buscar as experiências e soluções relevantes no uso do carro.
As clínicas foram feitas na Califórnia, EUA, e seu projeto teve como engenheiro-chefe um brasileiro, Alex Machado, atual diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
“No desenvolvimento do Bronco Sport nós focamos fortemente nesse público aventureiro para entregar uma experiência real de fora de estrada e também um desempenho e conforto espetacular no dia a dia. Por isso ele tem tantas soluções supreendentes e também vai encantar os brasileiros”, diz. “Além de um desempenho robusto em todos os tipos de terreno, é um veículo prazeroso de dirigir, superversátil, silencioso e muito seguro.”
O Bronco Sport foi testado nas condições mais exigentes do planeta, seguindo os rígidos padrões da Ford, e conta com três anos de garantia.
Potente e ágil
A transmissão automática SelectShift de oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo, tem um funcionamento fluido e preciso. Os pneus são todo-terreno, 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT. Esse conjunto chama a atenção tanto pelo desempenho em estrada como fora de estrada, evidenciando a versatilidade de uso do veículo.
“O motor e a transmissão receberam uma calibração especial para o Brasil para proporcionar uma experiência de condução mais envolvente, alinhada com o estilo de direção dos brasileiros e condições das nossas estradas”, destaca Alex Machado. “Com uma curva de torque plana e forte já a partir de 1.500 rotações, ele tem um desempenho elástico e entrega força imediata quando exigido.”
Além de posição elevada de dirigir e capô longo, que aumentam a percepção de domínio da estrada, o Bronco Sport tem ótimo diâmetro de giro, com boa resposta e precisão na direção. O cuidadoso isolamento acústico da cabine amplia a sensação de conforto.
Campeão no off-road
O Bronco Sport conta com tecnologias que garantem uma experiência off-road memorável e confiante em todo tipo de terreno. Sua dinâmica foi inspirada no Baja Rally, uma das competições off-road mais difíceis do mundo.
Isso é evidenciado pelo entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, e pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm, que proporciona também uma excelente posição de dirigir. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.
O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.
A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do Bronco Sport quando se exige tração máxima.
“É uma tecnologia incrível que faz toda a diferença em uma experiência off-road”, explica Alex Machado.
Modos de terreno
Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.
Cada modo é indicado nas seguintes situações:
Normal – para uso cotidiano do veículo.
Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.
Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.
Ícone de estilo
O Bronco Sport tem um design de muita personalidade. O perfil quadrado e os faróis redondos são uma releitura moderna e tecnológica do clássico dos anos 60. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros-ícones da marca.
O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos para criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira ajudam a transmitir solidez e segurança. O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do Bronco Sport comparado a outros carros na rua.
As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.
A carroceria em dois tons – com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto – realça a elegante funcionalidade do SUV. Sua paleta exclusiva tem nove opções de cores: Laranja Delhi, Vermelho Zadar, Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho, Cinza Torres, Azul Malacara, Azul Lyse e Preto Astúrias.
O interior do Bronco Sport impressiona pelo requinte, silêncio e conforto, com acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. As áreas funcionais são destacadas por formas geométricas e verticais pronunciadas em relação ao painel. Os bancos de formas esculpidas, com excelente ergonomia, são um show à parte. Além de revestimento em couro e camurça na parte superior, de toque aveludado, dispõem de aquecimento.
“O Bronco Sport é um carro que comunica versatilidade de uso através de suas formas. Ele foi projetado para que o cliente transite entre o ambiente urbano e de aventura de uma maneira fluida”, diz Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford América do Sul.
Versatilidade única
O Bronco Sport possui porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido (padrão VDA), oferece grande versatilidade. O seu sistema de gerenciamento de carga permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa. Conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos e equipamentos.
O acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um inédito sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda. Nas tomadas de 110 V e 12 V, é possível conectar equipamentos como câmeras, drones ou cooler. O assoalho emborrachado de polipropileno, com textura exclusiva, além de ótimo acabamento tem fácil limpeza depois das trilhas ou passeios com pets.
O cliente do Bronco Sport também poderá incrementar o veículo com acessórios originais. A lista inclui itens como: engate para reboque, tenda lateral retrátil, barras de teto transversais, suporte para bicicletas, rede organizadora do porta-malas, travas de segurança, friso lateral, alargadores do para-lama, protetor de para-choque, calhas de chuva e adesivos laterais e de capô.
Conectado
Como todos os carros novos da Ford, o Bronco Sport foi pensado para oferecer uma experiência conectada completa, por meio do modem embarcado e do aplicativo FordPass. Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.
O Bronco Sport vem também com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, dez alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência de som envolvente.
Robusto e seguro
O alto padrão de segurança é uma característica inerente do projeto do Bronco Sport, que começa na estrutura robusta da carroceria, preparada para suportar condições extremas tanto no asfalto como fora de estrada e garantir máxima proteção aos ocupantes. Além de nove airbags, ele vem equipado com sistemas de radar e câmeras de última geração que ajudam a evitar acidentes e tornam a viagem mais tranquila.
Suas tecnologias semiautônomas incluem: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade.
O novo SUV dispõe também de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade independente dos Estados Unidos que mede o nível de proteção dos veículos, deu nota máxima de segurança ao Bronco Sport, que foi reconhecido ainda com o prêmio Top Safety Pick + por ter apresentado o melhor resultado da categoria. A avaliação, feita em abril, incluiu seis diferentes testes de impacto e o desempenho dos sistemas de prevenção de colisão e faróis.
O cliente que quiser blindar o Bronco Sport conta com uma empresa homologada pela Ford para esse serviço, a Leandrini Blindagens. A blindagem premium, com nível 3-A e vidros AGP B33, preserva a garantia original do veículo, incluindo garantia de cinco anos para os materiais (aço, manta e vidros) e de três anos para os itens modificados, e também tem preço competitivo, que pode ser incluído no financiamento.
Ford Bronco Sport 2021 – FICHA TÉCNICA
Configuração: …………………….. Utilitário Esportivo Médio
Motor: ………………………………… 2.0 EcoBoost
Posição: ……………………………… Dianteira, transversal
Combustível: ……………………….. Gasolina
Nº de cilindros/ válvulas: ……….. 4 em linha/ 16
Diâm. cil. x curso pistão (mm): .. 87,5 x 83,1
Cilindrada (cm³): …………………… 1.999
Relação de compressão ………… 10,0:1
Alimentação: ……………………….. Bomba elétrica de alta pressão
Tração ………………………………… 4×4
Potência máxima (cv): …………… 240 (@ 5.500 rpm)
Torque máximo (kgfm): …………. 38,0 (@ 3.000 rpm)
Rotação de marcha lente: ……… 750 rpm
Rotação máxima: …………………. 6.500 rpm
Transmissão
Tipo: …………………………………… SelectShift Automática, 8 marchas à frente e uma à ré,
com “paddle-shift” e resfriador de óleo
Relações de marcha:
1ª ……………………………………….. 4,689:1
2ª ……………………………………….. 3,306:1
3ª ……………………………………….. 3,012:1
4ª ……………………………………….. 1,923:1
5ª ……………………………………….. 1,446:1 2
6ª ………………………………………. 1,000:1
7ª ……………………………………….. 0,747:1
8ª ……………………………………….. 0,617:1
Ré………………………………………. 3,400:1
Relação final: ………………………. 3,800:1
Rel. máx. conversor torque: …… 1,85:1
Carroceria .…………………………. Construção monobloco
Freios
Serviço: ………………………………. Hidráulico com assistência elétrica, dois circuitos
independentes em diagonal. Discos ventilados na dianteira e lona na traseira. Distribuição de frenagem controlada pelo ABS/DSC nas quatro rodas
Estacionamento: ………………….. Freio com acionamento elétrico
Direção: …………………………….. Eletricamente assistida (EPAS)
Suspensão
Dianteira: ……………………………. Independente MacPherson com mola exclusiva, barra
estabilizadora, amortecedores pressurizados e stop, hidraulico. Montada em chassi auxiliar de aço e braços de aluminio forjado. Sistema exclusivo de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho HOSS –High-
Performance Off-Road Stability Suspension
Traseira: …………………………….. Independente com barra estabilizadora,amortecedor monotubo, montada em chassi auxiliar isolado da carroceria
Rodas: ………………………………. Liga leve 17”/7”
Pneus: ………………………………. 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT 3
Circuito elétrico
Alternador: …………………………… 110 V AC 400 W
Bateria: ……………………………….. 12 V – 60 Ah
Dimensões (mm)
Comprimento total: ………………………………… 4.386
Largura total com espelhos: ……………………. 2.099
Largura total com espelhos dobrados: ……… 1.938
Altura em ordem de marcha: …………………… 1.797 (normal) 1.813 (off-road)
Entre-eixos: ………………………………………….. 2.670
Balanço traseiro: …………………………………… 861
Altura livre do solo: ………………………………… 223
Ângulo de entrada (graus) ………………………. 30,4
Ângulo de saída (graus) …………………………. 33,1
Ângulo de transposição de rampa (graus) … 24,4
Capacidades (kg)
Peso em ordem de marcha: ……………………. 1.718
Peso Bruto Total: ………………………………….. 2.159
Capacidade de carga: ……………………………. 441
Capacidade de reboque: ………………………… 900
PBT Combinado: …………………………………… 3.059
Volume do porta-malas – VDA (L): ………….. 580/1.472 (banco tras. rebatido)
Número de passageiros: ………………………… 5
Tanque de combustível (L): …………………….. 64
Garantia: ……………………………. 36 meses sem limite de quilometragem
Fonte: FORD do Brasil