Audi do Brasil adota trabalho remoto como política permanente
Audi do Brasil adota trabalho remoto como política permanente
Para Karine Fernandes, responsável pela área de recursos humanos da Audi do Brasil, “esta é uma grande conquista para a empresa, porque não há melhor forma de medir nossas ações do que o reconhecimento dos próprios colaboradores por meio de uma instituição independente e de credibilidade como o Great Place to Work. Nos últimos anos temos adotado diversas boas práticas de gestão de pessoas, de inovação, de transparência e de comunicação para deixar ainda mais produtivo o ambiente dos nossos colaboradores”.
Dentre as medidas mais recentes adotadas pela empresa das quatro argolas está a adoção do trabalho remoto como política permanente. Em março do ano passado, com o início das primeiras medidas de restrição necessárias para conter a circulação do coronavírus, a Audi fechou seu escritório e seus colaboradores passaram a trabalhar remotamente. Agora, após mais de um ano atuando desta forma, a fabricante formulou uma diretriz para que os profissionais possam aderir a esta nova forma de trabalho mesmo quando a situação permitir o retorno presencial.
Considerando este novo cenário, a Audi do Brasil iniciou a reformulação de sua sede administrativa, que se transformará em um ambiente compartilhado e tecnológico. A ideia é que o escritório seja ainda mais conectado, com salas de reunião modernas e menos estações de trabalho – quando necessário trabalhar presencialmente no escritório, os colaboradores deverão reservar uma estação ou uma sala de reunião por meio de um aplicativo criado para este fim. A inauguração do novo espaço, que permanece no mesmo endereço, acontecerá no segundo semestre e de acordo com a situação da pandemia.
Resultados GPTW
O Great Place to Work está presente em mais de 60 países e avalia empresas desde 1997. De lá para cá, mais de 10 mil empresas já participaram de alguma forma das avaliações da instituição e mais de 12 milhões de funcionários foram impactados. Além da certificação em si e também do ranking divulgado anualmente, a empresa também entrega para a empresa um trabalho de consultoria que aponta as oportunidades de melhorias indicadas pela pesquisa, que é sempre feita de forma anônima.
Na pesquisa aplicada na Audi do Brasil, orgulho em trabalhar na Audi e ética na condução dos negócios foram pontos de destaque e ficaram acima da média registrada por outras companhias participantes no banco de dados do GPTW.
Para atingir estes resultados, nos últimos anos a Audi do Brasil tem adotado diversas ações práticas, de inovação e comunicado os próximos passos da empresa de uma forma muito transparente para todos os colaboradores. Além de reuniões frequentes da diretoria com os funcionários, a fabricante alemã mantém uma comunicação interna muito ativa não apenas pelos meios tradicionais, como e-mails e intranet, mas também com um canal fechado no Instagram onde apenas os funcionários participam.
Durante o último ano, quando as pessoas precisaram ficar mais tempo em casa, a empresa também intensificou as comunicações com dicas de trabalho remoto, cuidados com a saúde mental e também dicas para deixar o ambiente em casa na melhor harmonia possível. Além disso, todas as decisões com base nas orientações oficiais foram comunicadas tão logo foram tomadas pela diretoria.
A Audi do Brasil também tem estimulado a inovação com algumas iniciativas como o Audi Talks, que traz palestras de profissionais renomados para contar cases inovadores e de empreendedorismo, e o Audi Safari, que reúne um grupo de colaboradores para visitar empresas, startups ou hubs de inovação e conhecer o que estão fazendo de diferente.
Por último, a empresa possui um programa de transparência chamado Together4Integrity, que transmite de uma forma simples e com exemplos práticos dicas de conduta corporativa que colaboram para um ambiente de negócios mais seguro para a Audi do Brasil, parceiros e fornecedores.
Fonte: AUDI do Brasil