FPT: Fabrica, na rança recebe certificação máxima
FÁBRICA DA FPT INDUSTRIAL NA FRANÇA RECEBE CERTIFICAÇÃO MÁXIMA EM EFICIÊNCIA E GESTÃO
A fábrica de motores da FPT Industrial em Bourbon-Lancy, na França, é a primeira de suas principais plantas globais a receber a certificação Ouro no programa World Class Manufacturing (WCM), um dos mais altos padrões da indústria de manufatura no mundo.
Com capacidade de produção de cerca de 80.000 motores por ano e empregando mais de 1.200 pessoas, a unidade se especializou, desde 1998, na produção de motores Cursor das séries Cursor 8, Cursor 9, Cursor 10, Cursor 11, Cursor 13 e Cursor 16, com 77 configurações e mais de 5.700 aplicações disponíveis. A fábrica representa um centro de referência no mundo dos motores a diesel e a gás natural, disponibilizando a clientes um vasto leque das melhores soluções, adaptadas às necessidades específicas das mais diversas missões, desde veículos on-road, off-road, equipamentos dos segmentos marítimo e de geração de energia.
Bourbon-Lancy é conhecida na região pelo seu compromisso com a sustentabilidade, com uma série de projetos focados na minimização dos impactos das atividades industriais e na proteção da biodiversidade, tornando-se o “lar ideal” dos mais bem sucedidos propulsores movidos a gás natural existentes no mercado. Como prova disso, em março, o 10.000º motor Cursor 13 Gás Natural foi produzido.
“Depois de receber a certificação WCM nível Bronze em 2008 e nível Prata em 2010, esta conquista incrível recompensa o trabalho árduo de toda a equipe da fábrica nos últimos anos”, afirma Luc Bernardini, diretor da fábrica de Bourbon-Lancy da FPT Industrial. “Cada um de nós deve estar mais do que orgulhoso do que fomos capazes de fazer juntos, dia após dia, sempre acreditando que tínhamos a vontade, a capacidade e a determinação para chegar ao topo”, comemora.
“Gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todos os trabalhadores atuais e anteriores de Bourbon-Lancy por esta gloriosa realização. Quando você pode contar com pessoas e equipes como essas, mesmo os sonhos de ouro mais desafiadores e aparentemente impossíveis podem se tornar realidade”, ressalta Annalisa Stupenengo, CEO da FPT Industrial.
O World Class Manufacturing é uma metodologia internacional de organização do processo de fabricação e tem sido adotada, em âmbito mundial, pelas mais importantes empresas em todos os tipos de negócios, do automotivo ao setor de serviços, dos bens de consumo às ferramentas industriais. O programa tem como objetivo melhorar continuamente o desempenho da produção e eliminar gradualmente os desperdícios, o que ajuda a garantir a qualidade do produto e a máxima flexibilidade na resposta aos pedidos dos clientes. Tudo isso é obtido por meio de um sistema de produção estruturado e integrado que engloba todos os processos da fábrica, desde a segurança ao ambiente, da manutenção à logística e qualidade, bem como o envolvimento e a motivação dos empregados. As atividades do WCM são auditadas formalmente em intervalos regulares e cada planta recebe uma pontuação, que dá direito a medalhas Bronze, Prata e Ouro.
Graças à aplicação do WCM, as atividades da FPT Industrial seguem um processo de melhoria contínua, atingindo níveis cada vez mais elevados de competitividade, permitindo à marca se posicionar como uma das mais importantes fabricantes de motores do mundo. Com a abordagem WCM, os clientes podem se beneficiar de produtos de qualidade ainda mais elevada.
Fonte: CNH Industrial