MAGNETI MARELLI: ATENÇÃO para as lâmpadas automotivas
MAGNETI MARELLI ALERTA PARA A QUALIDADE DAS LÂMPADAS AUTOMOTIVAS
O sistema de iluminação dos veículos é de extrema importância para uma condução segura. Por isso, utilizar lâmpadas e componentes que atendam às normas e legislações vigentes é fundamental. Comprometida com a qualidade dos seus produtos, a Marelli Cofap Aftermarket disponibiliza para o mercado de reposição lâmpadas automotivas que possuem o mesmo padrão dos equipamentos originais e com certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Produtos certificados proporcionam tranquilidade e segurança para usuários e reparadores, uma vez que atendem especificações que garantem o desempenho do produto. Recentemente, o IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo –, autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro, realizou uma operação com o objetivo de fiscalizar o mercado de reposição de lâmpadas automotivas, encontrando diversos produtos em desacordo com os parâmetros de qualidade exigidos pela normatização e regulamentação do Inmetro. A fiscalização coletou, no estado de São Paulo, lâmpadas de 20 marcas, entre 2019 e 2020, em fabricantes, distribuidores e varejistas, nas cidades de Cotia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo. A coleta do material foi realizada independentemente de denúncia ou suspeita sobre a qualidade dos produtos, nos modelos H4 e H7, as mais comuns nos automóveis.
Foram coletadas amostras de 20 marcas, entre as quais Magneti Marelli, que foram encaminhadas para laboratório acreditado junto ao Inmetro, para a realização ensaios conforme os requisitos da Portaria Inmetro 301/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos, e das normas NBR IEC 60809-1997 – Lâmpadas de filamento para veículos automotivos – Requisitos dimensionais, elétricos e luminosos e IEC 60809-2017 (Lamps for road vehicles – Dimensional, electrical and luminous requirements).
Foram realizados ensaios Dimensional, Elétrico e Fotométrico, com o objetivo de determinar a aderência das dimensões de bulbo e base, do consumo de energia elétrica e da fotometria aos parâmetros estabelecidos pela regulamentação.
O não cumprimento das especificações e parâmetros estabelecidos interferem no desempenho e na confiabilidade dos produtos, comprometendo a eficiência luminosa das lâmpadas e a segurança, já que, se tratando de componente elétrico, projetos mal dimensionados podem danificar o circuito elétrico do veículo e até causar incêndios.
Fonte: VERSO Comunicação