Volvo lança o primeiro veículo do mundo de aço
Volvo lança o primeiro veículo do mundo de aço produzido sem o uso de energia de origem fóssil
No evento de apresentação, ambas as empresas anunciaram que outros veículos de baixo impacto ambiental serão lançados em 2022, no que será uma série de produtos-conceito e outros componentes feitos de aço livre de energia de bases fósseis.
“Nossa ambição é usar aço livre de energia fóssil em todos os nossos produtos. Esta máquina é a prova de que realmente podemos progredir rapidamente quando trabalhamos em parcerias fortes”, declara Melker Jernberg, presidente da Volvo CE. “Estamos determinados a agir. Capacitamos nosso pessoal para contribuir não apenas com a nossa geração, mas com as outras que virão, construindo um mundo em que queremos viver. Nossa equipe da fábrica de Braas está orgulhosa de ajudar a fazer essa inovação acontecer”, diz.
Futuro mais limpo
“Esta iniciativa com a SSAB é uma referência para um futuro livre de energia de base fóssil. Assim como as nações do mundo se reúnem na COP26 para tratar das mudanças climáticas, as organizações e a indústria também devem trabalhar em colaboração para desenvolver soluções inovadoras para um futuro livre de emissões de gases de efeito estufa. O Grupo Volvo está comprometido com parcerias pioneiras para desenvolver novos veículos e máquinas limpas, seguras e eficientes. Elas abrirão o caminho para que um sistema de transporte e uma infraestrutura mais sustentáveis sejam adotados”, declara Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
O comissário da União Europeia para o mercado interno, Thierry Breton, e o ministro sueco de empresa e inovação, Ibrahim Baylan, participaram do evento com Martin Lindqvist, CEO da SSAB. A solenidade foi realizada em Gotemburgo, cidade onde está localizada a sede mundial do Grupo Volvo. “Ter o primeiro veículo do mundo feito sem o uso de energia de origem fóssil é um verdadeiro marco. Nossa colaboração com o Grupo Volvo mostra que a transição verde é possível e traz resultados”, afirmou o presidente e CEO da SSAB. “Juntos, continuaremos reduzindo o impacto climático, garantindo que nossos clientes obtenham aço de alta qualidade. Esperamos continuar a trabalhar com o Grupo Volvo em pesquisa e desenvolvimento para produzir mais produtos deste tipo”, complementou.
Com o compromisso de ser climaticamente neutro e alcançar emissões zero de gases de efeito estufa na cadeia de valor até 2040, o Grupo Volvo está no caminho para o desenvolvimento de soluções de transporte e infraestrutura sustentáveis. Junto com a eletrificação de seus veículos e máquinas, a Volvo está determinada a reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de suprimentos.
A mudança em direção ao “aço verde” é um passo importante para o Grupo Volvo, bem como para as indústrias de transporte e infraestrutura como um todo: cerca de 70% do peso de um caminhão vem de aço e ferro fundido, e a proporção é ainda maior para as máquinas. A primeira máquina-conceito é apenas um primeiro passo, com uma fabricação em série em baixa escala já planejada para 2022, mas com produção em série prevista à frente.
Fonte: VOLVO do Brasil