Jeep® apresenta seu novo Grand Cherokee 2022
Jeep® lança novo Grand Cherokee 2022, o mais luxuoso, tecnológico e com maior capacidade 4×4
A marca Jeep® continua a atingir novos patamares ao comemorar seu 80º aniversário, apresentando nos Estados Unidos o primeiro Jeep Grand Cherokee 4xe eletrificado ao lado do Grand Cherokee Trailhawk, versão que oferece a máxima capacidade off-road. A partir do momento em que a marca Jeep apresentou o Grand Cherokee, em 1992, dirigindo o SUV nos degraus do Cobo Hall em Detroit e, quebrando a janela de vidro, estabeleceu a chegada de um revolucionário SUV premium, apresentando uma nova referência na indústria que rapidamente se tornou sinônimo de design exclusivo e capacidade máxima.
O Jeep Grand Cherokee de quinta geração lançado nos Estados Unidos baseia-se em seu legado como o SUV mais premiado de todos os tempos, ao mesmo tempo que incorpora um novo motor híbrido plug-in, arquitetura design exterior e interior totalmente novos, acabamentos artesanais e tecnologias absolutamente de ponta no segmento de SUVs de tamanho grande. À medida que a Jeep se move em direção ao seu futuro “Zero Emission Free”, o novo Jeep Grand Cherokee será o Jeep Grand Cherokee 4×4 mais avançado e capaz que já existiu.
“O Jeep Grand Cherokee é um ícone global e levará a marca a uma nova era de recursos 4×4, tecnologia de ponta, recursos premium e eletrificação. Com um equilíbrio perfeito de dinamismo na estrada, capacidade 4×4 e desempenho 4xe, o novo Jeep Grand Cherokee 2022 é o Grand Cherokee mais avançado, luxuoso e capaz de todos os tempos”, disse Christian Meunier, CEO da marca Jeep.
O novo Jeep Grand Cherokee chegará às concessionárias norte-americanas no último trimestre de 2021, enquanto o Jeep Grand Cherokee 4xe chegará no início de 2022.
Estabelecendo referências
Depois de mais de sete milhões de unidades em vendas globais, o SUV mais aclamado de todos os tempos continua a definir a referência entre os SUVs. “Os clientes passaram a confiar e desfrutar de seu Grand Cherokee por quatro gerações. Levamos a opinião deles em consideração para tornar o SUV mais premiado de todos os tempos ainda melhor para a quinta geração”, disse Jim Morrison, vice-presidente da marca Jeep para a América do Norte. A última geração foi pensada e projetada para oferecer ainda mais de tudo o que tornou este Jeep SUV um verdadeiro ícone global.
- Mais motorizações graças à nova tecnologia 4xe (PHEV) que fornece uma autonomia estimada de 40 quilômetros no modo totalmente elétrico, 24,2 km/l e uma autonomia combinada de 708 km. É o Grand Cherokee 4×4 mais sustentável já feito e mais um sinal do compromisso da Jeep com a “Liberdade de Emissão Zero”.
- Mais capacidade 4×4 com o Grand Cherokee mais capaz de todos os tempos: o novo Trailhawk 4xe que conquistou a trilha Rubicon em modo totalmente elétrico graças a recursos como a barra estabilizadora exclusiva de seu segmento, cuja desconexão eletrônica permite melhor articulação e maior tração em rochas e terrenos acidentados.
- Mais tecnologia com o sistema Uconnect 5 que oferece a primeira tela para o passageiro do segmento, um novo sistema de entretenimento de alta definição para os passageiros traseiros e o sistema Active Driving Assist.
- Mais espaço e versatilidade com 144,6 pés cúbicos de volume total de passageiros (4,1 pés cúbicos a mais do que a geração anterior) e 37,7 pés cúbicos de espaço de carga (1,4 pés cúbicos a mais). O novo 2022 Grand Cherokee oferece níveis mais elevados de conforto e maior espaço, permitindo até que um conjunto de tacos de golfe seja transportado transversalmente.
- Mais inovação com uma arquitetura, design exterior e interior com visor do passageiro dianteiro e Amazon Fire TV totalmente novos, suspensões dianteira e traseira independentes e suspensão pneumática com amortecimento eletrônico Quadra-Lift exclusiva da categoria.
- Mais acabamentos artesanais de alto nível, resultando no Grand Cherokee mais luxuoso de todos os tempos, incluindo acabamento Summit Reserve com interior de couro Palermo e sistema de áudio McIntosh com 19 caixas de som.
- Mais segurança, com mais de 110 recursos avançados, incluindo o sistema Active Driving Assist para direção automatizada nível 2 com as mãos no volante, bem como as câmeras de 360 graus e de visão noturna.
O Grand Cherokee de última geração foi projetado por dentro e por fora para oferecer dinâmica e capacidade de direção equilibradas. Seus renomados sistemas 4×4 (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II), a suspensão pneumática Quadra-Lift e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain fornecem ao novo Grand Cherokee a lendária capacidade 4×4 da Jeep.
A nova arquitetura e carroceria aerodinâmica combinam-se para melhorar o desempenho, segurança e confiabilidade do veículo, enquanto reduzem significativamente o peso e níveis de ruído, vibração e aspereza. Projetado para maximizar a segurança, o conforto e a conveniência, o Grand Cherokee é um produto revolucionário com elementos e tecnologias de última geração que o fazem brilhar no segmento de SUVs de grande porte.
Primeiro Grand Cherokee 4xe
O novo Grand Cherokee 4xe 2022 é o primeiro Grand Cherokee a oferecer um motor híbrido plug-in (PHEV). Sua introdução no mercado quando a marca comemora 80 anos de conquistas, conhecimento e inovações, mais uma vez destaca as intenções da Jeep de construir um futuro de zero emissões, uma missão chamada de “Liberdade de Emissão Zero” (Zero Emission Free).
A tecnologia 4xe aumenta a diversão, a liberdade e a aventura, atributos pelos quais a marca Jeep é conhecida, ao mesmo tempo que oferece desempenho, economia de combustível e sustentabilidade sem precedentes:
- Meta de 40 km de autonomia totalmente elétrica e 24,2 km/l
- 375 cv e 637 Nm de torque
- Sistema Quadra Trac II 4×4 com caixa de transferência de duas velocidades e relação de transmissão de 2,72: 1 para marchas baixas
- Taxa de arraste (crawl ratio) de 47,4: 1
- Capacidade máxima de reboque de 2.720 kg
“O motorista do Jeep Grand Cherokee 4xe pode adaptar seu motor híbrido a cada circunstância, desde usar o modo elétrico em trechos curtos até fazer longas viagens sem se preocupar com a autonomia, permitindo que os proprietários explorem a natureza fora da estrada de forma quase completamente silenciosa. Este é mais um passo importante em direção à nossa visão de ‘Liberdade de Emissões Zero’. Em 2025, vamos oferecer um veículo Jeep totalmente elétrico em todos os segmentos de SUV”, disse Meunier.
O motor I-4 turboalimentado de 2.0 litros com baixo consumo de combustível faz parte da família Stellantis de propulsores globais de médio porte (GME). Este motor de injeção direta usa um turbo de baixa inércia montado diretamente na parte traseira dos cilindros. A eficiência é melhorada graças ao uso de direção assistida elétrica e um compressor de ar-condicionado acionado eletricamente, evitando que essas cargas sejam assumidas pelo motor.
O alternador convencional é substituído por um motor gerador de alta tensão com refrigeração líquida. Conectado à polia do virabrequim por meio de uma correia, o gerador dá partida no motor para uma operação eficiente de partida e parada sem interrupções, enquanto gera eletricidade para a bateria. Um alternador de alta tensão maior é montado na transmissão, substituindo o conversor de torque. Duas embreagens gerenciam a potência e o torque do motor elétrico e do motor convencional.
Uma primeira embreagem está localizada entre os dois motores. Quando o sistema opera apenas no modo elétrico, a embreagem está aberta, portanto, não há conexão mecânica entre eles. Quando a embreagem é fechada, o torque combinado dos motores flui pela transmissão automática. Uma segunda embreagem variável, montada atrás do motor elétrico, gerencia sua combinação com a transmissão com o objetivo de melhorar a dirigibilidade e eficiência.
O Jeep Grand Cherokee 4xe incorpora uma bateria elétrica de 400 volts de 17 kWh. As unidades de bateria e os controles estão localizados sob o piso e protegidos por uma série de placas.
O sistema inclui um circuito de aquecimento com uma unidade dedicada para aquecer e uma para resfriar que mantém as baterias em sua temperatura ideal para um melhor desempenho. Para isso, utiliza um resfriador que aproveita o refrigerante do ar-condicionado para reduzir a temperatura do líquido de resfriamento da bateria quando necessário.
O sistema 4xe do Grand Cherokee também inclui um Módulo de Carregamento Duplo Integrado (ICDM) que combina um carregador de bateria e um conversor DC / DC em uma única unidade compacta e um Módulo Inversor de Energia (PIM) compacto. Eles são montados sob a carroceria e protegidos com placas de aço. Todos os eletrônicos de alta tensão são selados e à prova d’água. O Jeep Grand Cherokee 4xe Trail Rated é capaz de entrar na água em uma profundidade de até 61 cm.
A porta de carregamento está sob uma tampa no lado esquerdo do para-choque dianteiro que se abre e fecha por pressão para facilitar o carregamento de estacionamento frontal nas estações de carga. A entrada inclui indicadores LED que informam sobre o status da operação. O monitor LED do nível da bateria está localizado na parte superior do painel de instrumentos, permitindo que você verifique o status da carga da bateria rapidamente.
Modos 4xe E Selec
Com os modos E Selec, o motorista do Jeep Grand Cherokee 4xe pode ajustar o motor híbrido para melhor se adequar a cada viagem, seja em trechos off-road ou de longa distância. O condutor seleciona o modo desejado por meio de botões montados no painel de instrumentos à esquerda do volante:
- Híbrido: combina o torque do motor a gasolina de 2.0 litros e o elétrico. O trem de força otimizará a gasolina e a energia da bateria e fornecerá a melhor combinação de eficiência de combustível e desempenho.
- Elétrico: funciona com energia elétrica e zero emissões até que a bateria atinja a carga mínima ou o motorista solicite mais torque (por exemplo, pressionando totalmente o pedal do acelerador). Ambas as ações acionam o motor a gasolina.
- eSave: prioriza o motor a gasolina, economizando carga da bateria para uso posterior. Neste modo, o motorista também pode escolher entre Economia de bateria e Carregamento de bateria por meio do Hybrid Electric Pages da tela de toque de gerenciamento do Uconnect 5.
Independentemente do modo selecionado, o Grand Cherokee 4xe opera como um híbrido quando a bateria se aproxima de seu estado mínimo de carga.
A tela de informações do motorista e a tela principal incluem páginas de Eco Coaching, permitindo que os proprietários monitorem o fluxo de energia e verifiquem o impacto da frenagem regenerativa, programação, tempos de carga para aproveitar as tarifas elétricas mais baixas, incluindo o histórico de direção com um detalhe do uso de eletricidade e gasolina.
A frenagem regenerativa faz parte do sistema 4xe. Quando o motorista pisa no pedal do freio, o trem de força aciona a frenagem regenerativa máxima possível disponível, até 0,25g, dos motores elétricos para desacelerar o veículo, e complementa com os tradicionais freios de fricção do Grand Cherokee.
Com o 4×4 ativado, todos os quatro pneus fornecem o torque para frenagem regenerativa, maximizando a energia de recuperação. A energia é enviada à bateria para manter ou aumentar o estado de carga. Com a função Max Regen selecionável pelo motorista, uma calibração de frenagem regenerativa mais sensível é obtida quando o veículo percebe que não há solicitação de aceleração do motorista. O Max Regen pode desacelerar o Grand Cherokee 4xe mais rápido do que a frenagem regenerativa padrão e gerar mais eletricidade para a bateria.
Fonte: STELLANTIS