McLaren Racing entra na Extreme E
McLaren Racing entra na Extreme E; Emma Gilmour é a primeira piloto mulher de sua história
A McLaren Racing anunciou no dia 3 de novembro a neozelandesa Emma Gilmour como primeira mulher a competir pela equipe McLaren Extreme E em 2022. Na mesma data, aconteceu um evento com a mídia durante a COP 26 – Conferência sobre Mudança Climática da ONU em Glasgow, com a presença do Príncipe Charles. Emma fará dupla com o norte-americano Tanner Foust.
Um encontro realizado no Kelvingrove Museum, na mesma cidade, marcou a entrada da McLaren Racing na Extreme E e a exibição do design do McLaren MCL66-XE. O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, a engenheira de corrida da McLaren para a Extreme E, Leena Gade, o renomado cientista climático professor Carlos Duarte e o designer gráfico da McLaren Extreme E, Vic Lee, estiveram presentes com Emma Gilmour no encontro com o Príncipe Charles.
Emma é conhecida por sua vasta experiência em rally, rallycross, rally cross-country e, mais recentemente, na temporada inaugural da Extreme E. Em 2016, tornou-se a primeira e única mulher a vencer um campeonato de rally na Nova Zelândia, além do “FIA Women in Motorsport” e da seleção de rally cross-country da “Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF)” em 2015. Emma completa o time de pilotos da McLaren Extreme E para 2022 ao lado do norte-americano Tanner Foust.
O anúncio da mais nova piloto da McLaren, um momento histórico para a McLaren Racing, foi ainda mais emocionante pelo fato de Emma ser compatriota do fundador da equipe, Bruce McLaren – piloto, engenheiro, inovador e lenda do automobilismo, falecido em 1970.
A decoração do carro da McLaren na Extreme E foi feita à mão pelo premiado artista e ilustrador Vic Lee. Ela representa todo o calendário de corridas nos quatro biomas visitados pelo campeonato – Ártico, Amazônia, Deserto e Oceano. As ilustrações incluem as diferentes paisagens, inspirando-se no legado deixado nos locais de corrida pela Extreme E, seus organizadores e pelas equipes, detalhando também algumas das medidas que podem ser tomadas para reduzir o impacto das mudanças climáticas. A decoração reflete também o compromisso da McLaren Racing com a iniciativa “Count Us In”, um movimento global de indivíduos e organizações para inspirar um bilhão de pessoas a tomar medidas práticas para reduzir sua pegada de carbono através do compromisso com uma ou mais das 16 etapas previstas pela ação. Os nomes dos primeiros fãs, funcionários e parceiros da McLaren Racing que se comprometeram com a iniciativa estarão no carro de corrida Extreme E junto com uma letra “C”, representando o Príncipe Charles, como um tributo por seus grandes esforços nas últimas quatro décadas na defesa de ações para um futuro sustentável.
A Extreme E só realiza suas corridas em locais onde pode aumentar a consciência climática, e os carros de corrida totalmente elétricos são transportados para os lugares de corrida por um navio de carga de passageiros reformado, o antigo “Royal Mail Ship St Helena”. O navio também serve como “laboratório flutuante”, ou sala de aula, onde podem ser realizadas palestras ou pesquisas durante as corridas.
O Príncipe Charles também pôde ver uma demonstração, feita pelo CEO da AFC Energy, Adam Bond, de como a geração de energia movida a hidrogênio – uma alternativa de emissão zero que dispensa a rede elétrica-, está sendo usada de forma pioneira pela Extreme E e por todas as equipes de corrida para carregar remotamente os SUVs elétricos da série de forma totalmente sustentável. Leena Gade faz parte da equipe McLaren Extreme E como Engenheira de Corrida a serviço da Multimatic, parceira de dinâmica de veículos da McLaren Extreme E. Ela tem uma vasta trajetória no automobilismo, atuando como engenheira no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e na IndyCar, destacando-se como a primeira mulher engenheira de corridas a vencer as 24 Horas de Le Mans, em 2011.
A McLaren lançou em junho deste ano o programa “McLaren Racing Engage”, que promove a diversidade, a inclusão e visa criar oportunidades para todos no campo da tecnologia. O objetivo é impulsionar uma série de iniciativas colaborativas para diversificar o talento no automobilismo. O carro da McLaren Extreme E também será exibido na Zona Verde da COP26 de 8 a 12 de novembro.
“Estamos orgulhosos de nos unir à a Sua Alteza Real para anunciar Emma Gilmour como a primeira mulher a pilotar pela McLaren Racing. Emma completa nosso emocionante e competitivo time de pilotos ao lado de Tanner Foust para a nossa primeira temporada na Extreme E. Ela é uma vencedora e provou seu valor este ano na Extreme E e em seu vasto histórico nas competições off-road em várias séries de corrida em todo o mundo. É muito oportuno que nossa primeira piloto mulher seja da Nova Zelândia, assim como nosso fundador Bruce McLaren”.
“Poder anunciar a chegada de Emma e lançar o nosso design com Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, durante a COP 26, dado o seu histórico em sustentabilidade e promoção da educação STEM e da engenharia, alinha-se com o compromisso de sustentabilidade, diversidade e igualdade de gênero da McLaren Racing, temas que estão profundamente enraizados no espírito da equipe. Ver o apoio de toda a família McLaren para os compromissos propostos pelo “Count Us In” evidencia a dedicação de nossos fãs, parceiros e membros da equipe para ajudar a evitar os impactos da mudança climática. Estamos ansiosos para competir na segunda temporada da Extreme E, continuar nosso processo de aprendizagem nesta jornada de descoberta e usar nossa voz para evidenciar as principais questões que impactam o mundo.”
Zak Brown, CEO da McLaren Racing
“Estou incrivelmente honrada em ser a primeira mulher a pilotar para a McLaren Racing. Tendo crescido na Nova Zelândia, sei que Bruce McLaren e McLaren Racing são vistos como o topo do automobilismo. Competir na Extreme E no próximo ano com a McLaren é uma oportunidade muito especial. A série é uma plataforma fantástica que representa a igualdade e aborda as principais questões que afetam o nosso planeta e a sociedade. Estou tentando aproveitar minha experiência anterior na Extreme E junto com todas as minhas habilidades em rally, rallycross e rally cross-country, para causar um impacto positivo e inspirar a próxima geração de mulheres pilotos e engenheiras. Mal posso esperar para começar o trabalho com a equipe.”
Emma Gilmour, piloto da McLaren Extreme E
Fonte: LetraNova Comunicação