VOLKSWAGEN apresenta seus vencedores do Prêmio Design 2021
Conheça os novos talentos do time de Design da VW no Brasil
A Volkswagen dá as boas-vindas aos novos talentos do time de Design da marca no Brasil. Paulo Oliveira, Bruno Luiz Rigonatti e Caio Araújo França são os grandes vencedores da 23ª edição do Talento Volkswagen Design, e terão a oportunidade de estagiar por um ano junto ao time de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, São Paulo, no maior grupo do setor automotivo do mundo.
Projeto Multiverse, por Caio Araújo França
Foram três tentativas em edições anteriores até que o paulistano de 23 anos tivesse seu projeto escolhido. Aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Caio foi o vencedor da vaga em Color & Trim com o Projeto Multiverse, que tinha como objetivo potencializar o serviço Sign&Drive da marca, supondo o cenário de 2030, e oferecer acabamentos e funções voltadas para vários públicos apaixonadas por carros, mas com necessidades diferentes. Em sua criação, os clientes teriam a oportunidade de encontrar um automóvel que se comunicasse diretamente com seus estilos de vida, tudo isso oferecendo acabamentos e funções especiais. “Desde criança sempre desenhei carros e tenho uma história automotiva muito forte com a Volkswagen. Fazer parte do design de uma empresa que sempre admirei muito para mim é indescritível”, conta.
Projeto ID Memory, por Paulo Oliveira
Os “heróis” do projeto do estudante Paulo Oliveira, de 27 anos, são os músicos. A ideia do aluno da Universidade Cruzeiro do Sul, que conquistou a primeira vaga de Shape & Design, foi pensar em um automóvel que poderia se transformar em um palco, em um estúdio de gravação, e até num bar de música ao vivo com direito a um balcão, tudo inspirado nos pais, que são músicos. Nascido no interior do Paraná, o estudante pretende agora tirar proveito do contato com o time de design e se mostra orgulhoso de seu projeto vitorioso depois de duas tentativas no concurso. “Quero trabalhar e aprender o máximo que eu puder. Propus um conceito que atendesse mais às expectativas do tema e acho que consegui”, comenta ele, dedicando a vitória aos pais. “Minha mãe me ajudou muito e meu pai acreditou em mim mesmo nunca vendo o projeto, já que é deficiente visual”, finaliza.
Projeto VW Hórus, por Bruno Luiz Rigonatti
O novo estagiário da segunda vaga de Shape & Design participa do concurso desde 2018. Chegou à semifinal duas vezes e outras duas à final. Bruno é persistente, paulistano de 24 anos, estudante da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e criador do projeto VW Hórus, que tinha como proposta um ecossistema de energia limpa a partir de um cenário de colapso ambiental e pobreza de recursos naturais para produção de energia. A ideia do tema surgiu a partir das constantes faltas de energia na região onde vive, em Embu das Artes, em São Paulo. Bruno também sugeriu um automóvel Station wagon com motor central, pensando em proporções e funcionalidades diferentes a partir de uma plataforma elétrica. “O design automotivo é uma área extremamente restrita e o melhor lugar para poder aprender e viver a experiência é na Volkswagen”, comemora.
Fonte: VOLKSWAGEN do Brasil