JAGUAR LAND ROVER AGORA COM TECNOLOGIA NA PALMA DAS MÃOS
TECNOLOGIA DA JAGUAR LAND ROVER CHEGA AO BRASIL E AMPLIA CONECTIVIDA DE SEUS VEÍCULOS
A Jaguar Land Rover Brasil se prepara este mês para dar mais um passo no avanço tecnológico de seus veículos. Alinhado à crescente demanda por soluções inovadoras de conectividade e segurança, a montadora passa a oferecer ao mercado brasileiro toda a cobertura do sistema Incontrol™, plataforma digital que conecta de forma inteligente os clientes aos veículos da marca, fornecendo controle total do automóvel. A partir de aplicativos licenciados para smartphones compatíveis com os sistemas operacionais Android e iOS, de forma única e segura, os proprietários poderão conferir dados de seus veículos em tempo real e até mesmo controlar algumas de suas funções. Alguns dos comandos disponíveis são o de dar partida no motor, fazer ajuste de temperatura antes de estar a bordo do veículo, conferir o nível de combustível ou carga da bateria (em caso de veículos híbridos ou elétricos), checar histórico de viagens, ativar o sistema Bip & Flash (localizador do veículo), acionar o sistema de travas e alarme, entre outros.
A nova tecnologia InControl™ faz a interface entre a tela de infoentretenimento do veículo e o celular do usuário. Suportados pelo sistema PIVI PRO, já comum entre os carros da Jaguar Land Rover, no próprio automóvel o usuário pode conferir uma gama recursos de segurança e assistência ao motorista, que são exibidos na tela central altamente responsiva.
Já no celular, a conectividade entre o veículo e os aplicativos Jaguar InControl ™ e Land Rover InControl ™ Remote App acontece a partir da telemática. Esse tipo de tecnologia está relacionada a sistemas capazes de transmitirem dados por uma rede de conexão, seja por Wi-Fi ou dados móveis. O investimento no estudo do campo telemático somado à veia tecnológica, que já permeia há anos os projetos da Jaguar Land Rover, formam o cenário ideal para que a empresa dê continuidade de forma consistente a uma rede de comunicação mundial que já conta com mais de 53 países inclusos em sua cobertura.
“A entrada do Brasil na cobertura do sistema Incontrol™ Telematics da Jaguar Land Rover é mais do que uma resposta à necessidade desse consumidor. O serviço foca na otimização e inteligência da forma como oferecemos assistência técnica, conectividade e serviços de segurança hoje, além de nos possibilitar ter uma visão cada vez mais clara de como podemos melhorar a experiência dos nossos clientes em um futuro breve”, diz Thiago Marques, responsável pelo projeto de conectividade e eletrificação da montadora no Brasil. “Nossa missão não é só inovar no campo técnico, mas também na experiência de nossos produtos, para que cada veículo Jaguar Land Rover tenha a essência do seu usuário, faça a diferença na maneira como ele vive seu cotidiano, simplifique soluções e permita que ele tenha mais tempo livre para aproveitar o veículo em si e o mundo ao seu redor”, conclui.
Com a chegada da nova tecnologia, a Jaguar Land Rover incorporou também o Wireless Smartphone Pack, serviço que permite que os clientes se conectem às funções Apple CarPlay ou Android Auto sem a necessidade de cabos. Dessa forma, os recursos de mídia ficam disponíveis para os usuários do carro a apenas um toque de distância, bastando estabelecer ou renovar sua conexão de Bluetooth e seguir o passo a passo exibido pelo sistema Pivi Pro. Além de facilitar o controle de conectividade dos passageiros e motorista, preservando a segurança e atenção na direção, a novidade torna ainda mais vantajoso para que os clientes façam uso dos acessórios opcionais de carregamento sem fio.
Os primeiros carros para os quais o Incontrol™ Telematics estará disponível são o Land Rover Defender e o Jaguar I-Pace. A ideia é que, a partir dos modelos 2022, todos os automóveis da montadora, de forma gradativa, passem a ter essa nova tecnologia já disponível.
Ao todo, esse novo serviço conta com funções divididas em três grandes categorias: Remote App, b-Call e e-Call. Para verificar a possibilidade de ativação e receber orientações detalhadas para um uso otimizado da tecnologia em cada modelo é necessário entrar em contato com a concessionária Jaguar Land Rover mais próxima.
Remote App: informação e controle na palma da mão
Os serviços InControl™ Telematics estarão presentes nos veículos pelos aplicativos Jaguar InControl ™ e Land Rover InControl ™ Remote App. É a partir deles que o usuário começa a ser capaz de manter a conectividade e a interação com o veículo de qualquer lugar do mundo através de smartphones.
Graças a essa tecnologia, os clientes conferem de forma imediata os dados do veículo. A apenas um toque de distância, em seus smartphones eles podem ligar e desligar o veículo, acessar seu nível de combustível e autonomia, status das travas das portas e janelas, além da sua última localização com instruções para chegar até o carro. Para ajudar o cliente a encontrá-lo, avisos sonoros e visuais (luzes de emergência e o farol) podem ser acionados. A partir do aviso de manutenção, os proprietários ainda recebem alertas de áreas do carro que necessitam de manutenção e orientações sobre o que fazer.O sistema InControl™ Telematics conta também com o diferencial de salvar automaticamente o histórico de viagens realizadas com o carro. Aos registros de trajetos são incluídas estatísticas de rota e quilometragem, dados que podem ser exportados para o Excel e enviadas por e-mail, por exemplo.
Como tanto em viagens como no dia a dia o carro se torna um abrigo do clima externo, a tecnologia também foi pensada para possibilitar o melhor ajuste do clima interno. Os consumidores podem preparar a temperatura de seu Jaguar Land Rover com antecedência pelo controle de temperatura remotamente, de modo que todos os ocupantes do veículo se sintam confortáveis desde o momento em que entram no carro.
Já com a opção de bloqueio e desbloqueio, o proprietário pode trancar ou destravar as portas remotamente. Por um botão de trava na tela de segurança do veículo no aplicativo InControl™ Remote para smartphone, o cliente é capaz de ativar a fechadura da porta, o alarme, dobrar os espelhos e fechar as janelas. Pressionar o botão de desbloqueio desdobrará os retrovisores externos, acenderá os faróis e as luzes de emergência piscarão duas vezes.
Auxílio bCall e eCall: suporte a qualquer hora
Parte dos grandes benefícios da tecnologia telemática é a assistência rodoviária e os serviços de emergência por meio dos botões bCall e eCall. As ligações de assistência rodoviária (bCall) ajudam o cliente a se sentir mais seguro com a comodidade de ter uma série de serviços ao toque de um botão. Esse atendimento é capaz de auxiliar o usuário de forma eficaz em situações nas quais o veículo apresente alguma anormalidade, já que os serviços de emergência e assistência rodoviária da Jaguar Land Rover estão disponíveis para todos os clientes 24 horas por dia todos os dias da semana.
Já os serviços de emergência Incontrol eCall podem ser acionados também por um botão no próprio veículo, protegido por uma tampa para evitar acionamentos acidentais. A grande diferença entre a função bCall e eCall é a necessidade que o cliente se encontra, pois o eCall é uma ligação de emergência acionando o 190.
As atualizações da plataforma InControl™ são feitas via SOTA (Software Over The Air). A partir da tecnologia e-sim interna, o veículo é capaz de atualizar todo seu sistema sem precisar de conexões extra a internet.
Fonte: JAGUAR LANDO ROVER Brasil