DAKAR 2022: PETRONAS Team De Rooy IVECO no rali Dakar 2022
PETRONAS Team De Rooy IVECO pronta para competir no rali Dakar 2022
A PETRONAS Team De Rooy IVECO partiu ontem – 1º de janeiro – de Jeddah, na Arábia Saudita, para o início da edição 2022 da corrida de rali mais extrema do mundo, o Dakar, que retorna ao país árabe com uma nova rota. Neste primeiro dia os participantes percorreram uma distância total de 834 km com uma mini-especial de 19 km que lhes deu um gostinho do que está por vir. O percurso tem um total de mais de 8 mil km, dos quais 4.300 km de Etapas Especiais, levando os motoristas a novas paisagens e por vastas extensões de areia, onde enfrentarão todos os tipos de terrenos em trilhas e cadeias de dunas e desfiladeiros.
A equipe encara os desafios da corrida a bordo de dois IVECO Powerstar e de um Trakker. Pelo décimo ano, a IVECO é o fornecedor oficial da equipe, disponibilizando veículos, motores e peças sobressalentes. Todos os caminhões IVECO possuem motores IVECO Cursor 13 com até 1 mil CV de potência especialmente projetados pela FPT Industrial.
A história da IVECO com o rali Dakar remonta à primeira edição, em 1979, quando passou a fornecer caminhões de apoio e continuou até a década de 80 com os modelos PAC 260 e 190. A cooperação entre a IVECO, a Petronas e a De Rooy Team começou no rali de Marrocos em 2011, quando a montadora venceu com um Trakker, dando início a uma jornada emocionante que levou a duas vitórias em 2012 e 2016 no Rally Dakar.
EQUIPE EXPERIENTE e CHEIA DE PROMESSAS
Janus van Kasteren Jr está competindo no rali Dakar pela terceira vez ao volante de um IVECO Powerstar Evo (# 504) com o navegador Marcel Snijders e o mecânico Darek Rodewald. Ele buscará capitalizar a experiência adquirida nas edições anteriores, quando alcançou várias colocações entre os 10 primeiros.
Hans Stacey foi substituído por razões de saúde e segurança por Vick Versteijnen, um jovem e talentoso piloto que ganhou experiência ao dirigir caminhões em três edições do rali Dakar – a última em 2020 com a PETRONAS Team De Rooy IVECO. Ele está competindo em um IVECO Powerstar (# 515) com seu navegador Teun van Dal, que substitui Anton van Limpt, e o mecânico Randy Smits.
Mitchel van den Brink fez sua estreia nas corridas com apenas 16 anos, quando se juntou a seu pai Martin como mecânico / navegador no Dakar 2019, quando ele era o mais jovem participante de uma corrida de rali. Ele voltou ao rali Dakar como piloto na edição de 2021. Este ano, pela primeira vez, ele está competindo em um IVECO Trakker (# 524) com o navegador Rijk Mouw e o mecânico Bert Donkelaar.
Fonter: CNH Industrial