COFAP apresenta novos lançamentos de amortecedores
COFAP LANÇA NOVOS AMORTECEDORES PARA VEÍCULOS LEVES E PESADOS
A linha de produto COFAP já ultrapassou a marca de 1.500 códigos ativos e recebe agora mais de 30 novos códigos que contemplam veículos da linha leve e pesada. Para a linha leve, as aplicações atendem às montadoras Audi, Chery, Chevrolet, Ford, Honda, JAC, Kia, RAM e Volkswagen. Já os novos códigos da linha pesada possuem aplicações para Ford, Mercedes-Benz e Volkswagen.
Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para o mercado brasileiro e de exportação.
Amortecedor é essencial para a segurança
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade. Por ser o mais importante item do sistema de suspensão, requer revisão periódica, considerando que nem sempre os efeitos gerados por amortecedores avariados, com perda de eficiência, podem ser percebidos pelo motorista.
Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga e o desgaste natural conforme a intensidade do uso. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual e, por isso, devem ser avaliados por profissionais qualificados durante as revisões periódicas. A Cofap também adverte para casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que, diferentemente das irregularidades já citadas, podem ser identificadas visualmente. Em todas estas situações, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem, e é fundamental optar por produtos confiáveis, com qualidade reconhecida.
A Marelli Cofap Aftermarket alerta para o fato de que a manutenção preventiva dos amortecedores é ainda mais importante para caminhões, ônibus e utilitários no sentido de manter e/ou elevar o nível de atendimento e garantir que esses veículos circulem com segurança e não sofram contratempos que limitem suas atividades. Revisões programadas são mais eficazes e geram economia de tempo e dinheiro, ao passo que uma quebra inesperada pode gerar danos em outros componentes e fazer com que um veículo comercial permaneça muito tempo parado.
Caso haja necessidade de troca preventiva, é recomendado que sejam utilizados componentes de qualidade reconhecida pelo mercado cujos desenvolvimento e fabricação atendem rigorosamente os parâmetros dos projetos das peças genuínas. A manutenção deve ser realizada por profissionais capacitados, em oficinas equipadas com ferramentas e equipamentos adequados.
Fonte: SD & PRESS