NISSAN: Vencedores do INOVA-SAN 2021
Instituto Nissan anuncia os vencedores do Inova-san 2021
A terceira edição do Inova-San, realizado pelo Instituto Nissan, em parceria com a comunidade local de inovação Rio Sul Valley, já tem seus vencedores. O programa impulsiona o empreendedorismo por meio de projetos desenvolvidos por estudantes universitários e do ensino técnico da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro, onde está localizado o Complexo Industrial da Nissan.
Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia virtual que encerrou o ciclo desta edição, que superou todas as expectativas do Instituto Nissan com um total de 513 inscritos, número recorde desde a criação do Inova-San. Os projetos que foram reconhecidos como os melhores de cada categoria são:
Meio Ambiente – O vencedor foi projeto Inoculum, de um grupo de alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Angra dos Reis. Os estudantes criaram um processo inovador que transforma as fezes suínas em pó mantendo todas as características inoculantes para potencializar a produção de biogás.
Mobilidade Inteligente – Estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro foram os campeões com o projeto Mobion, que tem como finalidade desenvolver um controlador para o carregamento inteligente de baterias de carros, por meio de um sistema de arduíno que irá chavear a corrente que vem do alternador para a bateria.
Mulheres e Inovação – Alunas da Universidade Federal Fluminense conquistaram o primeiro lugar com o projeto Diverse, que se apoia em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades –, para a criação de um programa de inclusão e diversidade para inserção de profissionais femininas no mercado, atuando em diversos subsistemas de maneira estratégica e analítica.
Essa última categoria foi uma novidade desta edição. “Mulheres e Inovação” trouxe para o programa o compromisso da Nissan e do Instituto com a diversidade, equidade e inclusão.
Os vencedores foram escolhidos após uma jornada de cinco meses. Neste período, os participantes do Inova-san passaram pelas etapas Sparking, com conteúdo e atividades virtuais que buscaram contribuir para o desenvolvimento dos projetos e a multiplicação das ideias; Feeding, fase em que os projetos foram selecionados para receber mentoria especializada de acordo com o tema desenvolvido; Ideathon, com maratonas simultâneas de geração de ideias, em parceria com universidades da região Sul Fluminense, para que os projetos pudessem ser aprimorados em conjunto com profissionais diversos; e Demoday, a final, quando os nove melhores projetos foram apresentados para uma banca de jurados, e foram anunciados os três vencedores – um de cada categoria.
Os integrantes das três equipes vencedoras receberão como prêmio bolsa de estudo com foco em empreendedorismo e criação de startups; curso de extensão definida com base na formação de cada aluno, e mentoria técnica para a implementação do projeto.
Fonte: NISSAN do Brasil