HELIAR equipa nova geração VOLKSWAGEN
Heliar equipa nova geração de veículos da Volkswagen com tecnologia inédita
Para se adequar aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030, a Volkswagen e demais montadoras necessitam de baterias mais avançadas que colaborem para a redução de emissão de gases.
A geração de veículos com motores TSI demanda uma bateria mais robusta capaz de atender a uma série de novas tecnologias.
Desenvolvida pela Clarios a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português: Baterias Convencionais Melhoradas), é inédita no país e foi a bateria escolhida pela Volkswagen para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras.
Desde janeiro de 2022, os modelos T-Cross, Polo e Virtus saem de fábrica com a bateria EFB Geração 2, de 49 amperes.
Anteriormente, esses veículos eram equipados com uma bateria convencional e/ou com uma bateria EFB geração 1.
O gerente de engenharia da Clarios, Wanderson Violardi, explica que um dos grandes diferenciais da bateria EFB Geração 2 é a tecnologia de grade PowerFrame, patenteada pela Clarios, que apresenta vantagens de qualidade e maior estabilidade dimensional.
Enquanto a bateria EFB de Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades (a positiva e a negativa) são PowerFrame, ou seja, estampadas.
“O conceito técnico e de construção da bateria EFB Geração 2 é diferente da EFB Geração 1. Os novos requisitos resultam em uma bateria mais leve, em termos de peso, e com melhor eficiência energética. Além disso, ampliam o valor agregado do produto e têm impactos em termos de durabilidade”, avalia Wanderson Violardi.
Outro avanço da EFB Geração 2 é a maior robustez do material ativo, em razão do acréscimo de aditivos especiais otimizados. Soma-se a isso, a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. Todos esses atributos implicam em maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e, por consequência, maior durabilidade da bateria, sendo muito benéfico para veículos que necessitam trabalhar continuamente e se submetem a temperaturas mais altas.
Fonte: PÁGINA 1 Comunicação