NISSAN AMERICA DO SUL recebe certificação
Nissan recebe certificação do Great Place to Work no Brasil, Argentina, Chile e Peru
Os quatro países que compõem a Nissan América do Sul – Argentina, Brasil, Chile e Peru – receberam a certificação do Great Place to Work, consultoria global especializada em diagnóstico e transformação da cultura organizacional.
Com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a experiência dos seus talentos, a fabricante japonesa de automóveis convidou seus colaboradores a participar da pesquisa Great Place to Work, de forma anônima e voluntária. Mais de 90% deles optaram por contribuir com a iniciativa para continuar acelerando a transformação da empresa, entendendo que “o poder vem de dentro”, como indica o slogan da cultura organizacional Nissan Way.
“Estamos celebrando a conquista desta certificação que reflete o reconhecimento dos nossos próprios colaboradores em como redesenhamos a ‘experiência do funcionário’ na Nissan América do Sul por meio de programas e propostas diferenciadas para que todos possam desfrutar de um excelente ambiente de trabalho, onde possam se mostrar como são, permitindo, por sua vez, a autenticidade de cada um. Estamos co-criando um ótimo lugar para trabalhar, o que também se reflete na interação com nossos clientes e nos aproxima da visão de ser uma das três principais fabricantes de automóveis da região“, comentou Guy Rodríguez, presidente e diretor geral da Nissan América do Sul.
Em novembro de 2020, a companhia desenvolveu o Programa Way of Working (WoW), priorizando o bem-estar dos colaboradores da região, apostando na flexibilidade e levando a um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, a Nissan foi a primeira fabricante da América do Sul a anunciar um modelo remoto de até 80% da jornada de trabalho, para 100% dos funcionários administrativos. Dessa forma, em acordo com seus líderes diretos, os colaboradores podem escolher o formato híbrido que mais se adequa às suas necessidades: ir ao escritório quatro, oito ou até doze vezes por mês, reservando sua mesa por meio de um aplicativo.
Desde o lançamento do programa WoW, foram oferecidas mais de 1.800 horas de treinamento em diversos temas. Muitos deles promovidos pela própria equipe que expressava o que queria aprender, sendo protagonista do seu próprio desenvolvimento. Além disso, com foco em quem atua em cargos de liderança, foram adicionadas novas ferramentas para colaborar com a transformação cultural, como o programa Pathfinders NSAM e seu primeiro recurso: o feedback 360° que teve como objetivo permitir que este grupo se descobrisse, nutrisse e evoluísse, recebendo visões construtivas de colegas, superiores e subordinados diretos, pautados pelos valores corporativos, pelas dimensões de pertencimento e gestão de equipes.
A proposta de valor para o funcionário da Nissan também inclui o salário emocional, que vai muito além de benefícios como sextas-feiras flexíveis ou auxílio home office. Como exemplos estão as sessões de mentoria para preparar funcionários para o momento que assumirem novos desafios e funções, conversas frequentes de inspiração e aprendizado com líderes da organização e reuniões com Think Tanks (instituições ou grupos de especialistas com a missão de refletir sobre assuntos relevantes) para abordar temas como inteligência emocional. A empresa também oferece um programa interno de embaixadores (# INsidersNSAM) para capacitá-los e proporcionar experiências únicas e significativas para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como a possibilidade de fazer parte dos Grupos de Diversidade, Equidade e Inclusão, entre muitas outras iniciativas que influenciam positivamente a cultura da Nissan América do Sul.
A certificação Great Place to Work é uma motivação a mais para a empresa continuar a criar um ambiente de trabalho colaborativo, inovador e diverso, celebrando cada um dos seus talentos, com planos de ação que acompanhem e promovam todo o seu potencial.
Fonte: NISSAN Brasil