RENAULT e-TECH 100% ELETRIC DAYS
RENAULT E-TECH 100% ELECTRIC DAYS DEBATEU O ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE E DE AÇÕES ESG
A Oca, no Parque do Ibirapuera, foi palco do Renault E-Tech 100% electric days, um grande seminário de eletrificação e soluções de mobilidade que reuniu de 5 a 7 de setembro renomados especialistas internacionais e do Brasil, além da cadeia de valor da mobilidade elétrica, para discutir o presente e o futuro da mobilidade sustentável com a imprensa, concessionários e o público em geral.
O evento teve diversos painéis com os principais executivos do Renault Group e convidados, com temas relevantes e de alto impacto. Além dos executivos do Renault Group que participaram dos painéis, Bruno Vanel, vice-presidente de Produto e Performance da Renault e Clotilde Delbos, CEO da marca Mobilize, o Renault E-Tech 100% electric days teve a presença do COO da marca Renault, Fabrice Cambolive, do vice-presidente global de Marketing da marca Renault, Arnaud Belloni, e o vice-presidente global de Comunicação das marcas do Grupo Renault, Christian Stein.
Os painéis tiveram a presença da imprensa brasileira e de jornalistas da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, México e Uruguai.
Além das marcas que apoiaram o evento, como Mobilize Financial Services, Raízen e WEG, o Renault E-Tech 100% electric days teve a participação nos diferentes painéis da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Associação Borda Viva, Banco Santander, Enel Walk4Good, Copel, DPZ, Estapar, Google, iCities Smart Cities Solution, Polícia Civil de São Paulo, SAP, Schneider Electric e Localiza.
Todas as palestras foram híbridas, com convidados online e presenciais, que puderam encaminhar suas questões para os palestrantes durante o evento.
Desafios e o futuro da mobilidade
O primeiro painel foi o Smart Cities, que reuniu especialistas de cidades inteligentes para discutir as soluções públicas e privadas que podem ser aplicadas para modernizar as cidades. O evento teve a participação de Ricardo Mendes, da Mobilize, Cris Alessi, presidente na Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Igor Calvet, presidente da ABDI e Gustavo Pena, head de Indústria – Mobilidade, Automotivo e Viagens do Google.
“Foi um importante momento para explicar o que são Smart Cities para os diversos públicos presentes e apresentar as soluções já existentes para otimizar os serviços de mobilidade de uma comunidade”, explicou Ricardo Mendes, da Mobilize.
No dia 6, o vice-presidente de Produto e Performance da Renault, Bruno Vanel, abriu a sequência de debates e apresentou para jornalistas e convidados a Estratégia Renault E-Tech global. O executivo afirmou que o Renault Group foi o primeiro a acreditar na mobilidade totalmente elétrica e que o plano Renaulution, apresentado em janeiro de 2021, concentra-se na liderança elétrica do grupo e nas exclusivas de sua tecnologia E-Tech: elétrica, híbrida e híbrida plug-in.
Vanel também falou sobre o Megane E-Tech Electric, o primeiro modelo da geração 2.0 de veículos elétricos a se beneficiar das vantagens da plataforma CMF-EV (Commom Module Family for Electric Vehicles) da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, abrindo um novo capítulo na revolução elétrica lançada há mais de 10 anos.
Exclusivamente projetada para elétricos, essa plataforma possibilita a produção de inúmeros veículos diferentes tamanhos e que atendam a diversas finalidades. “Até o ano 2025, o Renault Group terá 14 novos veículos E-Tech, elétricos ou híbridos”, afirmou Vanel.
Na sequência o presidente da Renault para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, bem como Paula Kovarsky, VP de estratégia e sustentabilidade da Raízen, e Rafael Segrera, presidente da Schneider América do Sul, discutiram o tema da descarbonização na indústria, com a moderação do jornalista Márcio Stefani, diretor da AutoData.
Neste painel, o executivo da Renault, destacou que o “green as a business”, é um dos eixos da política socioambiental do Renault Grupo, junto da segurança dos carros, colaboradores e inclusão, e que esses temas são tratados no mais alto nível da organização. Destacou ainda que a marca está em uma busca constante pela prática dos 3Rs “reduzir, reaproveitar e reciclar”, bem como da economia circular, com o conceito de aterro zero desde 2016. “É um momento de grande transformação, um grande desafio, mas também um privilégio participar da construção deste novo mundo com menos impacto ambiental”, afirmou Pedrucci.
A CEO da marca Mobilize, Clotilde Delbos, no terceiro painel do dia, falou sobre a estratégia mundial Mobilize e os planos de médio prazo até 2030, bem como esteve presente no anúncio do maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina. Trata-se da disponibilização de 200 Kwid E-Tech 100% elétricos para motoristas de Uber de São Paulo, que serão usados no serviço de transporte por aplicativo.
Durante seu painel, a executiva reforçou os planos de expansão da marca Mobilize no país e o papel da rede Renault no processo: “A Rede Renault será muito importante para trazer grande capilaridade para uma empresa nova como a Mobilize. Queremos que os concessionários nos ajudem a ofertar o serviço de compartilhamento de veículos, o Mobilize Share, assim como o Renault on Demand, que já está disponível no País”, contou Clotilde.
O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, acompanhado de Bruno Lasansky, CEO da Localiza, André Iasi, presidente da Estapar, e Daniel Pimentel Slaviero, diretor presidente da Copel, fecharam o dia no painel sobre os Desafios da Mobilidade, que contou com a moderação do jornalista Tião Oliveira, editor do Jornal O Estado de S.Paulo.
Neste painel, os participantes começaram o debate discutindo as visões sobre carro por assinatura, carsharing, carro para locação e carro de aplicativos. O presidente da Renault, Ricardo Gondo, destacou que o Renault Group, por meio da marca Mobilize, vem investindo em diferentes soluções de mobilidade, que englobam essas novas tendências. O painel também discutiu o impacto do carro elétrico, conectado e autônomo na sociedade.
“Esse tipo de discussão se faz necessária em um cenário de grandes mudanças no modelo de mobilidade, onde soluções conectadas e inteligentes chegam como soluções para os desafios das grandes cidades”, explicou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Responsabilidade socioambiental e empoderamento feminino
No dia 7, já com a presença do público em geral, o Renault E-Tech 100% electric days iniciou as discussões com o tema ESG. O assunto do painel foi discutido pelo vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, com as presenças de Glaucia Terreo, sócia da Walk4Good, Patrícia Vasconcelos, coordenadora de Sustentabilidade da ENEL Brasil, e Luzia Hirata, gerente de ESG no Banco Santander. A mediação deste painel teve a presença da jornalista Giovanna Riato, editora-executiva Automotive Business.
O painel discutiu o papel da agenda ESG tanto para os consumidores como para a governança das empresas e da importância do engajamento da cadeia de valor para o sucesso de uma estratégia ESG. “Mais do que apenas um discurso, as ações ESG são parte fundamental das estratégias das grandes marcas, com impactos em toda a cadeia de valor e na própria sociedade como um todo“, explicou Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
O último painel, Mulheres Positivas, contou com a presença da atriz, empresária e embaixadora da marca Renault, Marina Ruy Barbosa, Renata Cruppi, delegada de polícia e idealizadora e coordenadora do grupo reflexivo e preventivo “homem sim, consciente também” na Polícia Civil de SP, Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault, e Cristina Palmaka, presidente SAP América Latina e Caribe.
O painel discutiu todos os desafios das mulheres, em diferentes posições, no objetivo de gerar práticas positivas e inclusivas, bem como uma sociedade mais justa e igualitária. “Quero agradecer a oportunidade de estar ao lado de mulheres com histórias tão poderosas e vozes tão potentes e com grande influência na busca pela transformação positiva de nossa sociedade e negócios”, afirmou Paula Braga, durante o painel.
E-Tech 100% electric days
O Renault E-Tech 100% electric days também foi palco para o lançamento do Kwid E-Tech, o veículo 100% elétrico que coloca a revolução elétrica nas ruas.
A Renault é pioneira e está na vanguarda em mobilidade elétrica, com mais de 10 anos de experiência na concepção, desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. São mais de 450 mil veículos 100% elétricos Renault circulando no mundo. Na Europa, a gama de veículos Renault E-Tech (100% elétrico e híbrido) representou 36% das vendas de automóveis no primeiro semestre deste ano.
A Renault está trazendo toda essa expertise para o Brasil, com uma gama E-Tech completa, formada por veículos de passeio e utilitários. Além do lançamento do Kwid E-Tech, a Renault também confirma a vinda para o Brasil do Megane E-Tech, da Master E-Tech e do Kangoo E-Tech 100% elétricos. Os três veículos chegarão no primeiro semestre de 2023.
“A gama Renault E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável, e esta é a nossa visão de futuro na Renault do Brasil. Mais do que fabricar automóveis, queremos ser reconhecidos como uma marca moderna, tecnológica e inovadora”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Fonte: RENAULT do Brasil