DICA TÉCNICA: Benefícios da Recapagem
Recapagem de pneus: entenda os benefícios gerados por essa tecnologia eco-friendly
Quase 40 quilos de matéria-prima são economizados em cada pneu recapado, incluindo borracha, aço e negro de fumo
- Até 2025, a Continental está comprometida a ter 10% das matérias-primas empregadas na produção de seus pneus oriundas de materiais reciclados
- A fábrica ContiLifeCycle da Continental em Hanover, na Alemanha, é a primeira a fazer uso da sinergia entre a recapagem de pneus e a reciclagem de borracha
Jundiaí, 30 de setembro de 2022 – Não é só o bolso do frotista ou do caminhoneiro que agradece quando um pneu ganha mais uma vida. O meio ambiente também, assim como todos os que estão preocupados em adotar uma postura ecologicamente correta em relação ao nosso planeta.
A recapagem de pneus de caminhão e ônibus é uma prática mais sustentável, pois os pneus reformados empregam até 75% de material reciclado. Além disso, quase 40 quilos de matéria-prima são economizados em cada pneu recapado, incluindo borracha, aço e negro de fumo. Esse processo também economiza óleo, uma vez que a fabricação de um pneu novo de tamanho médio para caminhão requer aproximadamente 22 galões, contra apenas sete galões de óleo para ser recapado.
Sustentabilidade e desenvolvimento ambientalmente corretos já são parte do negócio da Continental, que inaugurou em 2013 a primeira planta de produção em todo o mundo a fazer uso da sinergia entre a recapagem de pneus e a reciclagem de borracha: a fábrica da ContiLifeCycle (CLC) em Hanover, na Alemanha.
Estabelecendo novos padrões em sustentabilidade, a marca alemã desenvolveu um processo próprio em escala industrial para reciclar a borracha dos pneus usados, permitindo que a matéria-prima seja diretamente devolvida ao ciclo de produção de pneus novos ou recapados para caminhões e ônibus. Essa tecnologia, inclusive, foi reconhecida como inovação ambiental pelo Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha.
A fábrica ContiLifeCycle faz uso de equipamentos inovadores para reprocessar a quente pneus usados de caminhão e ônibus. O processo tem início com a inspeção digital de todas as carcaças. Durante a reforma, o pó de borracha é recolhido e transformado em borracha reciclada para uso na fabricação de pneus novos. Isso reduz a quantidade de resíduos em 80% e colabora para economizar até 7.800 toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente.
Fonte: CONTINENTAL Pneus