AUDI do Brasil apresenta o primeiro hibrido Plug-in
Novo Audi Q5 TFSIe, primeiro híbrido Plug-in da marca no país, celebra desempenho de vendas no Brasil
A Audi do Brasil anuncia o sucesso de vendas no Brasil do novo Q5 TFSIe quattro, o primeiro veículo híbrido Plug-In global da montadora das quatro argolas. O modelo teve o seu primeiro lote praticamente esgotado no fim do mês de setembro, com 258 das 297 unidades emplacadas no país. O modelo é oferecido no mercado nacional nas carrocerias SUV e Sportback, em duas versões de acabamento (Performance e Performance Black) e preços a partir de R$ 435.990,00.
Fabricado na planta de San José Chiapa, no México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, e inaugura no país a nova família de motores híbridos Plug-In (PHEV), mais modernos e eficientes, que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da fabricante e possuem excelente autonomia no modo puramente elétrico.
O novo Q5 TFSIe quattro é equipado com o novo propulsor 2.0 TFSI a combustão, que representa a terceira geração do motor EA888 e desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque. O motor atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.
O conjunto mecânico é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades e oferece um desempenho impressionante: a aceleração de 0 a 100 km/h é concluída em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, cuja autonomia é de 56 a 62 quilômetros (ciclo WLTP), a velocidade máxima é de 135 km/h.
“Estamos orgulhosos com a receptividade dos nossos clientes ao novo Q5 TFSIe quattro, o que reforça a tendência do mercado em consumir cada vez mais opções sustentáveis de mobilidade”, declara Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil. “O modelo consegue reunir a esportividade dos veículos a combustão com a eficiência de um carro elétrico, sendo uma opção bastante interessante e versátil para quem busca uma transição mais gradual em direção à mobilidade puramente elétrica”, conclui.
A moderna bateria em íon-lítio de alta tensão tem garantia de oito anos (ou até 160 mil quilômetros) e está localizada abaixo do piso do porta-malas. Ela é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico.
Para realizar o carregamento da bateria de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.
A condução do Q5 TFSIe quattro é dinâmica, eficiente e personalizável graças aos diferentes modos de condução, projetados para que o motorista possa realizar a maioria de suas tarefas diárias com energia elétrica, com o auxílio do motor à combustão de acordo com a situação. Existem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.
Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso. O modo híbrido é acionado com base em uma vasta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida.
Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia, ou seja, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.
O sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constam no banco de dados de navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da câmera e do radar. Uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente para aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.
Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.
Além do modo de condução híbrido, o motorista pode escolher outros dois modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu fim de curso. No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual. Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a quantidade de energia na bateria.
Oferecendo robustez e valentia para o utilitário encarar todos os tipos de terreno, a tração quattro ultra possui diversos ajustes e resulta em uma condução prazerosa e segura, com estabilidade direcional incomparável. Por meio da tração quattro ultra, a potência é distribuída para todas as rodas, sendo fornecida apenas às rodas dianteiras em condições regulares, de modo a priorizar a eficiência, com o eixo traseiro acionado em caso de necessidade.
O modelo esbanja um visual imponente e fascinante, com linhas musculosas e curvas dinâmicas. Na dianteira, o conjunto óptico é separado pela ampla grade frontal Singleframe octogonal e saídas de escape trapezoidais que revelam toda a sua esportividade. O caimento sutil do teto, a lateral fluída e a linha de cintura alta avançando sobre a tampa do porta-malas, com as lanternas formadas por elementos luminosos OLED tridimensionais e dinâmicos garantem um design leve e harmonioso.
Internamente, a cabine é revestida de materiais nobres e sofisticados. A posição elevada dos bancos garante uma visão panorâmica ao motorista e passageiros e a iluminação ambiente contribui com a sensação de requinte a bordo. Há amplo espaço a bordo para cinco ocupantes, os bancos traseiros podem ser deslocados longitudinalmente e o ângulo do encosto pode ser ajustado.
Os equipamentos disponíveis incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.
Fonte: AUDI do BRASIL