CUMMINS investe naa fábrica de eletrolisadores na Espanha
Cummins impulsiona fábrica de eletrolisadores de gigawatts na Espanha
A Cummins Inc. começará em breve a construir sua nova fábrica de eletrolisadores de gigawatt em Guadalajara, Castilla-La Mancha, Espanha, reafirmando o compromisso da empresa de expandir a economia do hidrogênio verde na Europa e no mundo.
No ano passado, a Cummins anunciou que havia selecionado a Espanha como local de uma nova planta eletrolisadora de membrana de troca de prótons (PEM). No início deste ano, a empresa comprou mais de 50 mil m2 de terreno na área industrial de Guadalajara, Castilla-La Mancha, onde se prepara para iniciar a construção.
“Estamos empolgados por fazer parte de Guadalajara e estabelecer nossas raízes na Espanha. A crescente economia de hidrogênio na região continua sendo um ambiente atraente para a Cummins aumentar sua pegada global de fabricação de eletrolisadores. Com o apoio do governo espanhol e da União Europeia, o mercado de hidrogênio da Espanha tem um grande potencial e essa instalação preparará a Cummins para ajudar os clientes europeus a fazer a transição energética e atingir metas ambiciosas de sustentabilidade. Esta planta também é mais um passo para alcançar as próprias metas de neutralidade de carbono da Cummins”, disse Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins.
A Cummins prevê a conclusão da nova planta eletrolisadora PEM no final de 2023. Inicialmente, ela criará aproximadamente 150 empregos de alta qualificação, com potencial para adicionar outros 200 empregos à medida que a produção crescer. A instalação de mais de 20 mil m² abrigará a montagem e testes do sistema e terá capacidade para produzir 500 MW em eletrolisadores por ano, escaláveis para mais de 1 GW anual.
O investimento da Cummins na Espanha se soma aos esforços globais da empresa para dimensionar o desenvolvimento e a fabricação de tecnologias de emissão zero e, por fim, reduzir as emissões de carbono. A empresa também anunciou recentemente a expansão da capacidade de fabricação do eletrolisador PEM em sua fábrica de Oevel, na Bélgica, para 1 GW.
O hidrogênio “verde” – produzido por meio da eletrólise da água usando eletricidade renovável – é um facilitador essencial para a descarbonização em toda a economia. Uma vez produzido, o hidrogênio pode ser armazenado como líquido ou gás e transportado. Como alternativa aos combustíveis fósseis, o hidrogênio é uma solução viável de emissão zero para alguns setores intensos em energia e mais difíceis de reduzir, como transporte comercial pesado, manufatura, processos industriais e produção química.
“Ao aumentar nossa capacidade de atender à demanda por tecnologia de geração de hidrogênio, esta instalação ajudará a acelerar a transição global de energia limpa e o papel do hidrogênio como uma fonte de energia alternativa viável na Europa. A Cummins está comprometida em ajudar a União Europeia a produzir mais hidrogênio internamente, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e garantindo um futuro sustentável”, disse Alexey Ustinov, vice-presidente de eletrolisadores da Cummins.
A Cummins tem um longo histórico de tecnologia avançada e recursos de engenharia e inova em um amplo portfólio de tecnologias de hidrogênio renovável líderes de mercado. Faz parte das muitas soluções pioneiras de hidrogênio do mundo, incluindo a alimentação do maior eletrolisador PEM do mundo em operação a 20 MW em Bécancour, Canadá; a primeira usina de demonstração em escala de megawatts do mundo para armazenar energia eólica na rede de gás natural em Windgas Falkenhagen, Alemanha; a primeira frota de trens de passageiros 100% movidos a hidrogênio do mundo na Baixa Saxônia, Alemanha; e a primeira estação de reabastecimento de hidrogênio do mundo para navios, carros, caminhões e clientes industriais em Antuérpia, Bélgica.
Fonte: TEXTO FINAL