CORTECO dá Dica antes de pegar a estrada
Já revisou o morceguinho antes de pegar a estrada para a viagem de férias?
Você já ouviu falar no morceguinho, termo utilizado para referir-se ao suporte da barra tensora, componente localizado na região frontal do veículo? Essa peça é fundamental para promover o balanceamento do peso entre as rodas do carro e fixar a barra tensora ao sistema de suspensão, auxiliando na aderência do veículo ao solo. Isso contribui diretamente para a performance do motorista ao volante. Por este motivo, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, alerta para alguns sinais que podem indicar problemas no componente, como solavancos no veículo, respostas mais lentas aos rápidos reflexos necessários ao volante, desbalanceamento e sobrecarga da suspensão.
Se o carro apresentar alguns desses problemas, é importante consultar o mecânico de confiança para que o profissional faça uma avaliação e identifique o que está acontecendo. Para os casos em que o problema é no suporte da barra tensora, a Corteco orienta sobre a correta instalação da peça.
Passo a passo da instalação
Cada automóvel, possui dois suportes da barra tensora. A peça fica localizada embaixo do veículo, na região frontal, próximo ao para-choque, sendo uma do lado direito e a outra do lado esquerdo. A instalação é realizada por meio de quatro parafusos, sendo três nas hastes laterais e um central, que vai rosqueado à barra tensora.
A correta instalação do morceguinho, deve seguir o seguinte passo a passo:
- O mecânico deve suspender o veículo;
- Com o veículo suspenso, encaixar a peça e realizar o aperto dos três parafusos das hastes laterais;
- Descer o veículo, retornando-o a sua posição de trabalho;
- Com o veículo no solo, apertar o parafuso do eixo da peça, ajustando-o à barra tensora.
“Se o mecânico fizer toda a troca e a instalação da peça com o veículo suspenso, a barra sofre uma torção, que impactará diretamente no desempenho e na dirigibilidade. Este movimento de torção, acaba por extenuar a borracha da peça, responsável por absorver as vibrações e impactos indesejados, e esta acaba estourando. Ao seguir o passo a passo indicado, finalizando a instalação do componente com o veículo no solo, evita-se o tensionamento excessivo da barra, garantindo que a peça vai desempenhar a sua função adequadamente, mantendo o conforto e a segurança do motorista e demais passageiros do automóvel, e, por fim, a vida útil da peça”, explica Eduardo Diniz, Analista de Produtos da Corteco.
Fonte: Essência Comunicação