BAJAJ – Dominar 200 melhor custo-beneficio
Bajaj Dominar 200 esbanja melhor custo-benefício do mercado nacional
A Bajaj Dominar 200 desembarca no mercado brasileiro cercada de boas expectativas. Com dotes de “street premium”, ela vai exibir uma excelente relação custo/benefício, isto é, posicionada bem abaixo das concorrentes diretas com 200 ou 250 cm3. Custando pouco acima das versões de “entrada” das marcas líderes de vendas (160 ou 150 cm3), a Dominar 200 é concebida sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente em seu trabalho ou como principal meio de deslocamento, mas é dotada de atributos de modelos superiores. O preço definido para a Bajaj Dominar 200 foi de R$ 19.637.
“Temos ótimas expectativas para a Dominar 200. Ela encontrou um posicionamento de preços muito adequado para logo se tornar uma referência no segmento”, antecipa o Country Manager da Bajaj Brasil, Waldyr Ferreira.
O modelo repete praticamente a mesma receita do modelo de maior capacidade cúbica: possui motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 199,5 cm3 de cilindrada, 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), mas se difere da 400 por vir com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção Bosch e ignição com três velas. O motor da Dominar 200 produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,889 kgf.m Nm de torque máximo a 8.000 rpm.
A motocicleta vem equipada com tanque de 12 litros e câmbio de 6 marchas. Como a 400, ela usa o garfo invertido na suspensão dianteira, de 33 mm. E também abusa da tecnologia com a traseira monoamortecida, igualmente com reservatório de gás destacado do amortecedor.
Essa receita faz toda a diferença no uso urbano e rodoviário: ela é confortável e ágil para ser conduzida na cidade, com as constantes mudanças de direção, desvios repentinos e solavancos gerados pelo tráfego urbano; bem como é segura para ser conduzida na estrada, onde o sistema monochoque garante melhor performance nas curvas de raio longo.
Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira (pneu 100/80-17) e 230 mm na traseira (130/70-17). O farol dianteiro triangular garante visual das naked´s mais invocadas do mercado mundial e dão uma aparência de modelo premium à Dominar 200. O modelo possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.
Especificações Técnicas – Dominar 200
Motor
- Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido, três velas, FI
- Cilindrada 199,5 cm3
- Potência máxima 24,5 cv @ 9.750 rpm
- Torque máximo 1,889 kgf.m @ 8.000 rpm
- Câmbio 6 velocidades
Quadro & Suspensão
- Quadro Perimetral
- Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 33 mm
- Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freios
- Dianteiro ABS, disco 300 mm
- Traseiro Disco 230 mm
Pneus
- Dianteiro 100/80-17 52P s/ câmera
- Traseiro 130/70-17 62P s/ câmera
Tanque
- Capacidade em litros 12
Elétrica
- Sistema 12V CC
- Farol dianteiro 12V 55/60W
- Velocímetro Analógico
- Indicador de marcha Sim
- Hodômetros Parcial e totalizador
Dimensões
- Comprimento (mm) 2015
- Largura (mm) 803,5
- Altura (mm) 1075
- Distância livre do solo (mm) 167
- Distância entre eixos (mm) 1363
- Peso em ordem de marcha (kg) 157