TOYOTA PRIUS comomora 10 Anos de Brasil
Toyota comemora dez anos do seu primeiro híbrido no Brasil e reforça pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias
A Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius. Tecnologia até então pouco conhecida no mercado nacional, o veículo foi o pioneiro e principal responsável pelo desenvolvimento e popularização de uma das soluções mais amigas do meio ambiente, a híbrida flex.
Com aproximadamente sete mil unidades comercializadas no País até 2021, – o Prius também foi um dos automóveis que auxiliaram a Prefeitura de São Paulo, à época, a oferecer veículos mais limpos e sustentáveis em mobilidade, incentivar a popularização da tecnologia, e a conceder redução de impostos (IPVA) e isenção do rodízio para esse tipo de veículo.
O modelo, importado do Japão, teve sua apresentação oficial para o público no Salão de São Paulo, em 2012. Mas, antes mesmo do evento, o Prius já podia ser visto nas ruas paulistanas pelo fato de ter sido incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado.
“O Prius cumpriu um importante papel nestes dez anos aqui no Brasil, e abriu caminho para o desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, contribuindo no processo de eletrificação do nosso portfólio. Toda essa expertise, resultado da colaboração entre os engenheiros brasileiros e japoneses, permitiu a Toyota apostar ainda mais no País, atrair investimentos, gerar mais renda e emprego em toda a cadeia produtiva e mostrar que é possível contribuir com a neutralidade de carbono na nossa indústria”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
O carro, equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico, se destacava por sua grande eficiência energética e de combustível, baixa emissão de CO2, e por ser reciclável: 95% do Prius era reutilizável, 85% totalmente reaproveitado e 95% dos componentes da bateria de longa duração poderia ser reaproveitados. Um avanço até os dias de hoje.
Fonte: RPMA Comunicação