SUMITOMO RUBBER recebe mais prêmios em Inovação e Tecnoçogia
Sumitomo Rubber Industries recebe Prêmios Internacionais de Inovação e Excelência para Tecnologia de Pneus
A Sumitomo Rubber Industries recebeu prêmios em duas categorias no “Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence” (“Prêmios Internacionais de Inovação e Excelência para Tecnologia de Pneus”), um dos principais eventos da “Tire Technology Expo 2023”, que aconteceu em Hannover, na Alemanha.
Especificamente, o Grupo recebeu um prêmio na categoria “Inovação de materiais do ano” pelo seu “Projeto de Biopolímeros Sintetizados”, bem como um prêmio na categoria “Revelação do ano em P&D” pelo “Progresso de Avaliação de Enzimas”.
O Dr. Yukino Miyagi, gerente do Departamento de Planejamento de Materiais da sede de Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais da Sumitomo Rubber, e o Dr. Bernd Löwenhaupt, diretor administrativo da Sumitomo Rubber Europa GmbH) participaram pessoalmente da cerimônia de premiação.
Em seus discursos, eles agradeceram aos muitos pesquisadores cujo trabalho colaborativo nesses projetos tornou esses prêmios possíveis. Eles também enfatizaram que o Grupo Sumitomo Rubber está sempre trabalhando duro para contribuir para a realização de uma sociedade sustentável de acordo com sua Política de Sustentabilidade de Longo Prazo.
A Sumitomo Rubber está sempre comprometida não apenas em promover essas pesquisas avançadas, mas também em promover atividades cooperativas com várias partes interessadas para transformar a borracha natural em um recurso sustentável para o futuro. Por meio desses esforços, o Grupo espera garantir um fornecimento estável de matérias-primas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental dos produtos que fornece, para que possa contribuir para o desenvolvimento e a prosperidade de sociedades sustentáveis.
Projeto de Biopolímeros Sintetizados
Por meio da pesquisa colaborativa da Sumitomo Rubber com a Universidade Tohoku, Universidade Kanazawa, Universidade Saitama e RIKEN para estudar uma enzima derivada do tomate (que é estruturalmente semelhante à enzima (sintase) envolvida na biossíntese da borracha natural), a empresa conseguiu sintetizar um biopolímero com uma estrutura não encontrada na natureza.
Aproveitando ao máximo o SPring-8 Synchrotron Radiation Facility (“Instalação de Radiação Síncrotron”), o Grupo primeiro revelou a estrutura de uma enzima derivada do tomate, que tem estrutura semelhante à sintase da borracha natural.
Em seguida, foi identificado o segmento específico da borracha natural que desempenha um papel fundamental no controle do comprimento da cadeia polimérica na borracha natural. Depois, foi substituído esse segmento na enzima de tomate acima mencionada para criar uma “Enzima de Tomate Modificada”. Usando essa enzima modificada como catalisador, a empresa conseguiu sintetizar um biopolímero que apresenta uma estrutura não encontrada na natureza.
A empresa também descobriu que o uso desta “Enzima de Tomate Modificada” como catalisador permitia a síntese a partir de monômeros diferentes dos monômeros iniciais, tipicamente envolvidos na iniciação da polimerização. Aproveitando essa característica, conseguiu sintetizar biopolímeros inteiramente novos incorporando monômeros iniciais que podem ser selecionados à vontade.
Fonte: LVBA Comunicação