SETCERGS – realiza encontro para 2º Seminário de Emergência
SETCERGS realiza reunião de alinhamento para o 2º Simulado de Emergência
O encontro, na sede do SETCERGS, contou com a presença do instrutor Gilberto Cheiran, do coordenador da Comissão de Produtos Perigosos do SETCERGS, Giovani Pasini, e da diretora Efetiva, Etiane Clavijo, além de representantes dos diversos órgãos que estarão envolvidos no exercício de simulação.
O evento contemplará três cenários distintos: granel líquido, embalado perigoso e embalado não perigoso. O simulado não apenas atende às exigências legais, conforme previsto na Resolução 5.998 da ANTT, mas também está em conformidade com os requisitos da ISO 39001 e com os padrões do programa Segurança Viária do SETCERGS, em parceria com a Dipesul Volvo.
“A realização desta atividade é de extrema importância para garantir a segurança e a eficiência das operações no transporte rodoviário de cargas e logística”, destacou Gilberto Cheiran.
Entre os participantes envolvidos estão representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul – SETCERGS, diretores, gestores, colaboradores e assessores, além de transportadoras associadas, autoridades regionais, clientes convidados e outras entidades relevantes, como Ambipar, Fepam, Ambiental Emergencial, Bombeiros, PATRAM, Brigada Militar, Secretaria da Saúde de Nova Santa Rita, GCS Certificadora , SAMU, Vigilância de Saúde e a Ícaro Logística Ambiental.
“Em função das alterações que a legislação acabou tomando, a nossa comissão que antes tratava de cargas líquidas virou a comissão dos Produtos Perigosos. Então, todos os nossos associados que trabalham com algum item perigoso, seja embalado ou a granel, participam. O SETCERGS é totalmente focado no atendimento de todo esse arcabouço legislativo que existe. O fundamento é justamente para que os nossos associados possam andar efetivamente atendendo a todos os itens e todas as regras a que nós estamos submetidos”, explicou Giovani Pasini.
Durante o simulado, os presentes terão a oportunidade de entender a sequência de responsabilidades e procedimentos a serem seguidos, contribuindo para uma resposta eficaz e coordenada diante de eventos adversos.
Fonte: PLAY PRESS