NISSAN apresenta, pela primeira vez, o carro conceito EXTREM

 Nissan vai mostrar pela primeira vez modelo-conceito que deu origem à linhagem do Nissan Kicks

Criado em 2012, o modelinho do Nissan Extrem tem escala 1:4, é quatro vezes menor do que o carro de origem – o conceito exibido no salão tinha 3,85 m de comprimento. Como o irmão maior, ele foi feito em Clay, uma argila sintética, por equipes no Brasil. Isso porque, desde o início do projeto que deu origem a linhagem do Nissan Kicks, as pesquisas de desenvolvimento foram focadas no gosto e necessidades dos brasileiros. Apesar da Nissan não ter na época uma equipe de design no país, profissionais do Centro de Design da Nissan América (NDA), nos Estados Unidos, trabalharam em parceria com designers brasileiros em pesquisas e na criação dos dois conceitos. Profissionais do estúdio americano vieram várias vezes ao Brasil para  pesquisas e para produzir os modelos.

Diferentemente do Extrem que foi exposto ao público, que era laranja metálico, uma cor batizada de “Solar Córtex”, o modelo menor foi pintado de prata. O teto no estilo flutuante virou uma das marcas do primeiro Nissan Kicks desde que o carro chegou ao mercado em 2016.

Desde sua criação, o modelo em escala reduzida do Nissan Extrem foi usado como amostra de design e inspiração em vários momentos do desenvolvimento do projeto do Nissan Kicks. Ele fica guardado com a equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina (NDLA), sediada no Brasil, e vai sair para participar do Salão Diecast 2024.

Em 2014, um novo passo do projeto foi dado com a exposição, também no Salão de São Paulo, do carro-conceito Nissan Kicks Concept. Era um veículo “menos conceito e mais realista”, que fez a transição de design para a chegada do Nissan Kicks de produção em série. Dois anos depois, o carro final foi lançado mundialmente no Brasil.

Mesmo após diferentes evoluções, o Nissan Kicks segue conquistando cada vez mais os brasileiros. É o carro mais vendido da marca japonesa no mercado nacional e, no primeiro semestre de 2024, segue brigando entre os mais vendidos de seu segmento no país.

Fonte: NISSAN do Brasil