NTK dá dicas sobre luzes do painel

NTK explica significados das seis luzes no painel do carro

As luzes do painel dos veículos dão muitos sinais sobre o estado do veículo ao motorista. Quando é dada a partida no veículo, se acendem brevemente e, se não apagar, pode ser um alerta.

A NTK, marca da Niterra, facilita o entendimento do motorista sobre o significado de cada uma das luzes. Cada sinal luminoso avisa sobre as condições de operação do veículo, indicando desde necessidades de segurança imediata até verificações corretivas.

  •  Luz do óleo: acende com a partida e apaga em seguida. Caso permaneça acesa, indica que a pressão de óleo está abaixo do especificado, pedindo que o motorista pare o veículo imediatamente.
  • Luz de alerta de temperatura: veículos sem indicador de temperatura possuem essa luz, que varia entre azul (motor frio) e vermelho (motor superaquecido). Quando em vermelho, indica necessidade de parada imediata para evitar o superaquecimento.
  •  Luz da bateria: para verificar o sistema, essa luz acende e deve apagar em seguida. Se a luz permanecer acesa, indica falha no sistema de carga e pede que o veículo seja interrompido para checagem.
  •  Luz de injeção: acende na cor âmbar para indicar um possível problema no sistema de injeção eletrônica. Conduzir o veículo com essa luz acesa pode resultar em consumo excessivo de combustível e aumento de emissões. O ideal é verificar o problema rapidamente para evitar danos ao motor ou catalisador.
  •  Luz do ABS: ao dar partida, essa luz acende e apaga em seguida. Se ficar vermelha, indica que o sistema de freios ABS está desativado e requer atenção imediata.
  • Luz do freio de estacionamento: permanece acesa enquanto o freio de estacionamento estiver acionado. Caso continue, é um sinal de baixo nível de fluido de freio ou freio de estacionamento acionado e também requer atenção imediata.
Cuidados adicionais com os sensores

Além de óleo e de temperatura que possuem sensores específicos, a luz de injeção pode ser acionada pelo sensor de oxigênio (que regula a mistura de ar e combustível); de rotação (responsável por controlar a rotação e a posição dos cilindros); MAP (que mede a pressão no coletor de admissão); e de posição da borboleta, que informa a posição da borboleta de aceleração.

“O motorista deve se atentar também com a cor das luzes. Vermelho indica que o veículo não deve ser conduzido até a resolução do problema, como ocorre com freio de estacionamento acionado ou falta de uso do cinto de segurança”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Já a luz âmbar sinaliza uma falha em algum sistema do veículo e recomenda uma verificação o quanto antes.”

Se a luz permanecer acesa, é sinal de uma falha ativa que requer ação imediata. Caso apague após algum tempo, isso sugere que uma falha foi detectada e no momento não está presente. Já a luz acesa de forma intermitente sinaliza uma condição específica, que pode ser de difícil identificação, neste caso temos que identificar em quais condições ocorre o acendimento da luz, o auxílio do cliente é muito importante, indicando ao mecânico em que condições ocorreu o problema, como motor frio, altas rotações e outros pontos.

Quando o motorista não souber o significado de cada luz no painel, pode tirar uma foto e enviá-la ao seu mecânico de confiança. Além disso, é possível consultar o manual do veículo, que geralmente está disponível nas páginas das montadoras na internet. Para evitar eventuais problemas, a Niterra recomenda seguir a frequência indicada pelo fabricante para as manutenções preventivas e disponibiliza no mercado de reposição automotiva uma série de sensores, que vão desde o ABS até o sistema de injeção e interruptores de pressão de óleo, oferecendo produtos de alta qualidade e precisão.

Fonte: RPMA Comunicação