COFAP Amortecedores – diferenças do SUPER e TURBOGÁS

SAIBA MAIS SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE OS AMORTECEDORES SUPER E TURBOGÁS COFAP

Com mais de 70 anos de estrada, os amortecedores Cofap são reconhecidos por oferecer os mais altos níveis de qualidade e desempenho, garantindo, com isso, melhor dirigibilidade para o motorista. A peça pode ser encontrada nos tipos convencional e pressurizada.

Os amortecedores Cofap Super são do tipo convencional, contendo óleo e ar em dois tubos distintos, o reservatório e o de pressão. São desenvolvidos para uma vasta gama de veículos, de leves a pesados. Esse tipo de amortecedor é bastante comum no mercado de reposição.

Os amortecedores Cofap Turbogás são do tipo pressurizado, mais eficientes, com melhor desempenho, graças ao gás nitrogênio contido em seu interior, que confere características especiais de funcionamento. O nitrogênio mantém o óleo – especialmente desenvolvido para a utilização em amortecedores de suspensão automotiva – constantemente pressurizado, evitando o aparecimento de bolhas. Sem a presença das bolhas no óleo, o amortecedor Turbogás Cofap atua com mais rapidez nos movimentos da suspensão, mantendo os pneus em contato constante com o solo nas mais diversas situações de uso do veículo, proporcionando, com isso, melhor estabilidade para o veículo e mais segurança ao motorista.

A tecnologia do Stop Hidráulico utilizada no Turbogás Cofap foi patenteada pela marca e expirou em 2014, quando outros fabricantes passaram a utilizá-la em seus produtos. No passado, era aplicada principalmente em suspensões dianteiras. Atualmente, é aplicada nos amortecedores dianteiros e traseiros de alguns veículos, desde compactos até SUVs, como, por exemplo, o Jeep Renegade. Quando foram lançados, os amortecedores Turbogás Cofap eram destinados apenas a veículos da linha leve, mas hoje em dia a marca oferece aplicações para a linha pesada também.

Diferenciais

Os amortecedores Super e Turbogás Cofap contam com um sistema de regulagem automática: o conjunto trabalha de acordo com o tipo de estrada e velocidade do veículo. O principal diferencial desses amortecedores é o stop hidráulico, um sistema desenvolvido para absorver impactos recebidos pela suspensão e evitar o choque no fim do curso, que gera ruído e desconforto, graças ao controle progressivo do amortecimento. Consequentemente, outra vantagem é o aumento da durabilidade dos componentes da suspensão e do próprio amortecedor.

Além disso, o conjunto do selo retentor dos Turbogás Cofap foi dimensionado para ser mais robusto e suportar a pressão gerada pelo nitrogênio. Combinados com o acabamento superficial diferenciado da haste, que colabora com a maior vida útil do próprio selo retentor, proporcionam redução significativa de vazamento de óleo e de gás. Já o conjunto do pistão, montado na extremidade da haste que fica dentro do amortecedor, conta com um anel deslizante desenvolvido com material especial que proporciona melhor controle das forças de tração e compressão em altas temperaturas, devido à melhor vedação entre o pistão e a superfície interna do tubo de pressão.

Fonte: SD & PRESS